Ação voltada para o público masculino promove saúde na UsiPaz Jurunas/Condor
Atividades ocorreram nesta quarta-feira, 30, para finalizar o mês em comemoração aos pais
O batedor de açaí José Amaral, de 56 anos, ainda não havia recebido um tratamento de massagem com ventosas e quiropraxia, um cuidado que foi possível na manhã desta quarta-feira, 30, na Usina da Paz Jurunas/Condor. “Quem me disse pra vir foi a minha esposa, eu nem queria, mas ela insistiu e gostei muito, nunca tinha feito e precisava, estou me sentindo mais leve, sem as dores nas costas”, contou.
A presença das esposas, mães e filhas foi uma constante na UsiPaz. Mesmo o atendimento sendo direcionado especialmente para eles, a maioria só se fez presente a partir de um trabalho de convencimento, como é o caso do senhor Raimundo dos Anjos, de 76 anos.
Em 2017 o pensionista foi submetido a uma cirurgia na próstata, mas não tem conseguido realizar o acompanhamento necessário. “É muito difícil conseguir consulta no posto de saúde, então vim aqui na Usina para receber o encaminhamento para a Policlínica e fazer os exames que eu preciso”, contou ele, que também participou da palestra “Ações e Prevenções do Câncer da Próstata”, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).
Raimundo também conta que a palestra foi muito importante pois ainda hoje as pessoas têm vergonha e não conseguem falar abertamente de doenças que só os homens possuem, como câncer da próstata e do pênis. “Muito bom poder falar isso assim abertamente porque a maioria dos homens não gosta de tocar nesse assunto, aí não fala, não conversa. Foi importante abordar isso aqui para os moradores”, acredita.
Quem também esteve na palestra foi o morador Eldo Dias. Aos 40 anos ele procurou a ação para solicitar encaminhamento à Policlínica e realizar exames de check up. “Eu tenho dois filhos, de 12 e 14 anos, e procuro me cuidar e conversar com eles sobre saúde, dando exemplo também. A gente não pode ficar dependendo de mulher, mãe… o homem tem de aprender a se cuidar sozinho”, enfatizou.
O coordenador-geral da Usina da Paz Jurunas/Condor, Lucas Carneiro Maia, explica que a ação de hoje foi pensada para que a data do Dia dos Pais não deixasse de ser comemorada no mês de agosto. “Nós pensamos nessa atividade como uma maneira de lembrar dessas pessoas dos pais, pois assim como nós atendemos os outros públicos e fazemos ações específicas para esses públicos, como as mulheres, mães, então nós fizemos essa ação específica também para os pais”, explicou.
Além dos serviços na área de saúde, a ação também promoveu atendimentos para o CadÚnico e Balcão Cidadão. À tarde, a UsiPaz se promove um “RexPa” entre os moradores dos bairros Jurunas e Condor, onde a Usina está instalada. A atividade contará com a presença de jogadores dos dois clubes de Belém.