Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Ações de conscientização marcam programação do "Agosto Lilás" no Regional do Tapajós

Equipe multidisciplinar da unidade participou de palestra ministrada pela Patrulha Maria da Penha, que frisou a importância da identificação de sinais de violência em vítimas

Por Ascom (Ascom)
30/08/2023 12h48

No mês em que é celebrado o "Agosto Lilás", campanha que visa conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, o setor de Humanização do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, promoveu uma palestra sobre o tema, com o objetivo de levar informação e orientação para pacientes e profissionais da saúde.

Durante a exposição, realizada por militares da Patrulha Maria da Penha do Comando Regional da Polícia Militar (CPR-X), os participantes puderam aprender sobre os sinais de violência e como ajudar uma pessoa que esteja passando por essa situação. Além disso, foram apresentados os serviços de apoio, os órgãos responsáveis pela proteção das mulheres e as medidas legais que podem ser tomadas em casos de violência. 

“Como policial militar, já presenciei diversos casos de violência doméstica em que as vítimas sofrem caladas e não sabem como buscar ajuda. Por isso, a palestra é uma oportunidade de destacar a importância de denunciar e combater a violência doméstica, além de orientar sobre as formas de prevenção e os serviços de apoio disponíveis para as vítimas. É fundamental que a unidade hospitalar esteja engajada nessa causa, já que muitas mulheres buscam ajuda médica após sofrerem agressões” explicou o sargento Carneiro, que integra a Patrulha Maria da Penha.

Humanização - A iniciativa na promoção do evento é do setor de Humanização da unidade, que buscou reforçar a capacitação das profissionais da saúde na identificação de vítimas que não conseguem relatar o fato durante atendimento na unidade hospitalar.

“A palestra contribui para a formação de profissionais capacitados para lidar com esses casos, o que é fundamental para que as vítimas recebam o tratamento adequado e se sintam acolhidas e protegidas. Por isso, comemoramos a realização da palestra do 'Agosto Lilás', pois é uma ação que pode salvar vidas e combater a violência doméstica”, afirmou a Direção Geral do Regional do Tapajós. 

O Hospital Regional do Tapajós (HRT) integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom Hospital Regional do Tapajós (HRT)