Internas da Coostafe trabalham no figurino da ópera ‘O Menino Maluquinho’
O espetáculo é atração nesta semana do XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz, levando ao palco a arte de Ziraldo e o talento de custodiadas da Seap
A ópera “O Menino Maluquinho”, de Ernani Aguiar, estreia na sexta-feira (1º de setembro), no XXII Festival de Ópera do Theatro da Paz, recriando no palco a obra do desenhista Ziraldo, protagonizada pelo garoto com a panela na cabeça. Para garantir figurinos adequados ao espetáculo, a figurinista Melissa Maia contou com a ajuda do Projeto Sons de Liberdade, por meio das custodiadas do Centro de Recuperação Feminina (CRF) que atuam na Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe).
O caminho para a liberdade de trilhar novos caminhos passa por iniciativas que incentivam a criatividade, como o projeto que inclui internas em produções artísticas
O Projeto Sons de Liberdade é uma iniciativa do Governo do Pará. A participação no Festival de Ópera resulta da parceria entre as secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Administração Penitenciária (Seap), a direção do Theatro da Paz e Academia Paraense de Música.
Arte e mudança - Melissa Maia esteve na manhã desta terça-feira (29) na Coostafe, proporcionando às cooperadas a oportunidade única de colaborar com a produção do espetáculo, transformando arte em ferramenta de transformação social.
“Transformação é a palavra aqui. Estamos adequando alguns figurinos e transformando outros, assim como, a partir deste encontro com estas mulheres, nos transformamos e esperamos contribuir para a transformação de suas vidas, também. Eu acredito que a arte é capaz de transformar, e espero colaborar com isso”, disse Melissa Maia.
Ela conduziu o trabalho de criação e adaptação de figurinos, envolvendo as mulheres em todas as etapas do processo. Elas puderam expressar sua criatividade, aprender técnicas de costura e contribuir com ideias para o visual dos personagens da ópera.
A figurinista ressaltou a importância dessa colaboração. “Estou extremamente emocionada em trabalhar com essas mulheres talentosas. Através da arte e da moda estamos proporcionando uma experiência enriquecedora, que as ajudará a reconstruir suas vidas e a encontrar novas perspectivas”, acrescentou.
Os resultados dessa colaboração serão revelados nos dias 1º, 3 e 5 de setembro, as 20 h, quando a Ópera “O Menino Maluquinho” será apresentada no palco do Theatro da Paz. O público vai conferir a criatividade, dedicação e o talento das internas que contribuíram para a magia do espetáculo.
A iniciativa da figurinista Melissa Maia e do Centro de Recuperação Feminina mostra que a arte tem o poder de mudar vidas e criar oportunidades de superação.
Reinserção - O principal objetivo do “Sons de Liberdade” é a reinserção de egressos do Sistema Penal no mercado de trabalho, incluindo as etapas de produção da ópera. Para isso, desde 2021 são realizadas oficinas de capacitação voltadas às artes performáticas, como cenotécnica, figurino e visagismo, ministradas por profissionais que atuam no Festival de Ópera do Theatro da Paz, consolidando a centenária casa de espetáculos como um teatro escola e uma alternativa de fomento a uma cultura de paz, que proporciona arte, profissionalização e desenvolvimento de habilidades sociais imprescindíveis ao convívio em sociedade.
Texto: Úrsula Pereira – Ascom/Theatro da Paz