Seaf reúne agricultores e entidades para debater desenvolvimento sustentável rural
Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável abordou o Plano Estadual da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cmeio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), reuniu nesta quarta-feira (29), no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), para debater o novo conselho e implementar o Plano Estadual da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais e estratégias para o Plano Safra da Agricultura Familiar.
"É um público muito expressivo, a grande maioria da população que vive no campo é da agricultura familiar. Esses agricultores familiares estão distribuídos nos 144 municípios do estado do Pará. O governo federal acaba de anunciar o investimento de 1,6 bilhão de reais, no Pará, para a safra 2023 e 2024. Com isso podemos mobilizar recursos e intensificar a agricultura familiar", afirmou o secretário da Seaf, Cássio Pereira.
De acordo com Cássio Pereira, o Pará tem de 250 a 300 mil famílias de agricultores familiares, entre colonos, assentados da reforma agrária, ribeirinhos e quilombolas.
Giovanni Queiroz, secretário da Sedap, destacou a importância do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CCEDRS) para o Pará ter uma agricultura familiar e avançar nas ações.