Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS

No Regional do Tapajós, pais aprendem a dar assistência nos primeiros-socorros e engasgo de recém-nascidos

Participantes foram orientados sobre como identificar sinais de obstrução e a aplicar manobras que liberem a passagem de ar em crianças, evitando morte súbita

Por Ascom (Ascom)
29/08/2023 11h10

O treinamento para reverter casos de engasgo entre nascidos é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos bebês. Com essa proposta, a Coordenação de Enfermagem do Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, na região de integração do Tapajós, realizou, na última segunda-feira (28), uma programação especial exclusiva para os pais de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade.

“A maioria dos casos de engasgos são em bebês por aspiração de alimentos. Atendendo a Lei Estadual Ordinária N° 9.877, realizamos a capacitação para as mães da UTI para a prevenção da morte súbita em crianças” explicou a enfermeira Cleidiane de Jesus Silva, coordenadora de enfermagem do Hospital.

As instruções, como a execução da Manobra de Helmilich no socorro aos recém-nascidos, foram repassadas pelo bombeiro civil Rengton Sousa, que reforçou a importância de que as mães estejam cientes de que o engasgo é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente com bebês, inclusive no momento da amamentação.

“O treinamento de engasgo consiste em ensinar as mães a identificar esses sinais em seus bebês e a realizar manobras para desobstruir as vias aéreas. Durante o treinamento, as mães também aprenderam sobre os cuidados básicos com a criança, como a posição correta para amamentação e a importância de manter objetos pequenos e perigosos longe do alcance deles”, disse.

Sobre a lei - A Lei Estadual Ordinária N° 9.877, de 20 de março de 2023, dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais e maternidades públicas e privadas, no âmbito do Estado do Pará, de prestarem orientações para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de recém-nascido.

O diretor geral do HRT, Matheus Coutinho, reafirmou a importância da capacitação e destacou a necessidade do cumprimento da lei estadual ao propor preparo para lidar com situações emergenciais que possam surgir, já que a mesma capacitação foi estendida a gestores e equipe multidisciplinar. 

“O treinamento foi ministrado por um profissional qualificado e experiente, que abordou as causas e os sintomas do engasgo, bem como as técnicas de primeiros socorros. Gestores e equipes assistenciais tiveram a oportunidade de praticar as técnicas de desobstrução de vias aéreas na simulação em uma situação real. Tivemos o efetivo engajamento de todos e nossa unidade está em conformidade com a lei", avaliou.

Perfil - O Hospital Regional do Tapajós integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom Hospital Regional do Tapajós