Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO

Ações de limpeza da Seop já resultaram no recolhimento de 260 toneladas de resíduos das vias, em Belém

"Trabalhando por Belém” vem contribuindo para o bem-estar da população e melhor mobilidade urbana

Por Lilian Guedes (PC)
28/08/2023 11h01

Em um trabalho gerenciado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), foram coletadas cerca de 260 toneladas de entulho e percorridos 38 km de vias na capital paraense ao longo de 54 dias de ações, o que vem garantindo o bem-estar dos belenenses no usufruto de ambientes mais limpos e trafegáveis. Os trabalhos envolveram um efetivo de mais de 400 homens que percorrem diariamente os principais corredores da cidade.

Os serviços de zeladoria da operação “Trabalhando por Belém”, como varrição, caiação, roçagem, tapa-buraco, pintura de gradis, reconstituição de meio-fio, recuperação de muretas dos elevados, roçagem e podas de árvores já foram executados em todas as vias alvo da operação, que ainda seguem recebendo os serviços para que os espaços sejam preservados e conservados.  

O titular da Seop, Ruy Cabral, enfatiza que além da limpeza urbana, o projeto tem gerado emprego e renda para diversas famílias. 

“Esta iniciativa do Governo em conjunto com a Prefeitura de Belém é umas das maiores ações de limpeza já realizadas na nossa capital. Estamos desde o mês de julho com mais de 400 trabalhadores para deixar a cidade ordenada, limpa e conservada para que a população possa transitar de maneira digna e segura pela capital. Mas, para além disso, é importante frisar que estamos gerando emprego e renda para diversas pessoas que não estavam inseridas no mercado do trabalho. É emprego, renda e mais qualidade de vida para a nossa cidade”, disse Cabral.

Para essas atividades são utilizados máquinas e equipamentos diversos, tanto para a zeladoria quanto para os serviços de recomposição de pavimento, como caçambas, retroescavadeiras, pás mecânicas, roçadeiras e vassouras mecanizadas. 

Podagem de árvores – Os elementos verdes também foram tratados de acordo com as necessidades da via para melhorar a visibilidade estética e trafegabilidade. Na avenida Júlio César, mais de 168 espécies vegetais foram tratadas e na Duque de Caxias, cerca de 80, além de praças e corredores verdes. 

Como parte da execução dos serviços, 62 mil m² de áreas urbanas foram contempladas com limpeza de sarjeta e meio-fio; 998 m² de varrição; 163 unidades de boca de lobo desobstruídas; 2.700 m² de pintura (faixa de pedestre ou zebradas), de sinalização viária; 5.634 m² de execução de calçadas e aproximadamente 96m³ de recomposição de revestimento em concreto asfáltico (tapa-buraco e recomposição de pavimento).

As vias contempladas pelos trabalhos são as avenidas Júlio César, Brigadeiro Protásio, Doutor Freitas, Duque de Caxias, Presidente Vargas, Nazaré, Magalhães Barata, Pará, Pedro Álvares Cabral, Almirante Barroso, a Rodovia Arthur Bernardes e as ruas Osvaldo Cruz, Antônio Barreto, Tiradentes, Assis de Vasconcelos, Padre Champagnat, Complexo Ver-o-Rio, Praça da República, Avenida Marechal Hermes, Avenida Rômulo Maiorana, entre outras.