Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MANHÃ DIVERTIDA

Crianças atendidas no Abelardo Santos ganham visita de personagens de seriado infantil

Iniciativa faz parte do Projeto de Humanização Pronto-Sorriso

Por Ascom (Ascom)
25/08/2023 16h39

Uma manhã cheia de alegria e diversão foi proporcionada para as crianças atendidas no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRA), no distrito de Icoaraci, em Belém. É, que, os principais personagens do seriado infantil mexicano “Turma do Chaves”, fizeram uma visita surpresa e encantaram os pequenos e os adultos que estavam na unidade, nesta sexta-feira (25).

Por onde passou, a turma levou leveza e arrancou sorrisos. Chaves, Seu Madruga, Chiquinha, Professor Girafales, Dona Florinda, Quico, Bruxa do 71, Popis e Paty dançaram as coreografias de algumas das trilhas sonoras que mais embalaram o seriado, como: “Se você é jovem ainda” e “Que bonita a sua roupa”, deixando a ala pediátrica e o Pronto-Socorro infantil mais agradável para os pacientes e acompanhantes. 

Experiência - Silas Guilherme, de 7 anos, sofreu um acidente e fraturou a perna esquerda, teve o seu primeiro atendimento em outra unidade de saúde, porém alguns dias após a alta, sentiu febre e desconforto respiratório, então a família logo buscou atendimento no Abelardo Santos.

No atendimento foi diagnosticado um quadro de infecção e precisou ficar internado na unidade para realizar novo procedimento. Há 32 dias no hospital, o menino ficou empolgado com a programação e já está na expectativa de outras.  “Eu bati foto com eles e na próxima quero o Homem-Aranha e o Batman”, disse. 

Adrieli Souza, de 26 anos, é mãe do pequeno Diego Pires, de 3 anos. A criança está há 13 dias internada na unidade, finalizando o tratamento de pneumonia. Ela considera a iniciativa essencial para quem está hospitalizado. “Eu até acordei ele para a gente aproveitar o momento. Mesmo não sendo da geração dele, depois que terminou, o Diego ficou cantando as musiquinhas e dançando”, sorriu.  

Humanização - A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, explicou que a ação desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS, em parceria com a equipe assistencial, teve como objetivo levar alegria para crianças internadas. Ela destaca que a atividade ajuda a distrair as crianças de qualquer desconforto ou ansiedade que possam estar sentindo devido à hospitalização e contribui para elevar o ânimo e o estado emocional delas, promovendo um ambiente mais positivo durante o período de tratamento.

 “Essas iniciativas também podem estimular o processo de recuperação, já que um estado emocional mais positivo pode ter impactos positivos na saúde física das crianças. Além disso, atividades lúdicas e interações sociais podem ajudar a reduzir o isolamento que muitas vezes acompanha a hospitalização. No geral, levar alegria para crianças hospitalizadas é uma maneira de proporcionar momentos de normalidade, diversão e conforto em um contexto desafiador. Contribuindo para um processo de cura mais completo e positivo”, enfatizou. 

A diretora assistencial, Renata Oliveira, frisou que a unidade está comprometida em cuidar não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional dos usuários. “Desta forma, reforçamos ações que valorizem a humanização e acolham os nossos pacientes, e com isso para criamos uma experiência amigável com os adultos e os pequenos também”, ponderou. 

Vale ressaltar que a programação, ainda reforça as atividades do Projeto Pronto-Sorriso, que às sextas-feiras, traz uma temática com atividades lúdicas para o PS Infantil, desmistificando que o hospital é um local apenas de dor. 

Serviço: O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

 

Texto: Ascom Abelardo Santos