Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MISSÃO CONSULAR

Complexo penitenciário de Santa Izabel recebe visita do consul da Colômbia no Brasil

Autoridade diplomática acompanhou aspectos como as situações jurídicas de pessoas privadas de liberdade de nacionalidade colombiana custodiadas no CPASI e CPJA

Por Caroline Rocha (SEAP)
25/08/2023 13h01

Duas unidades penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) - a Cadeia Pública de Jovens e Adultos (CPJA) e a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) - localizadas no Complexo Penitenciário de Santa Izabel Pará, receberam a visita do cônsul geral da Colômbia no Brasil, Eduardo Garcia Rojas, que foi acompanhado pelo diretor de Administração Penitenciária da Seap, Cel. PM Odenir Margalho de Souza.

A missão consular realizada na última terça-feira (22) teve como propósito visitar as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) com nacionalidade colombiana que estão custodiadas no CPASI e no CPJA a fim de verificar as condições gerais de saúde e suas situações jurídicas. Além disso, foram abordados os detalhes das penas impostas pela Justiça brasileira, progressão e a remissão das penas por meio de atividades de trabalho e estudo, e o modelo de gestão penitenciária do estado do Pará, buscando a humanização no cumprimento da pena, com foco voltado à reinserção social dos custodiados.

"Volto a Manaus (Sede do consulado) com a imagem positiva do sistema prisional do Governo do Pará. Tenho certeza que nossa visita resultará positivamente na melhoria do estado de nossos compatriotas que estão privados de liberdade e agradeço a atenção e disposição de toda a equipe da Seap que tornou frutífera a minha visita a Belém", disse Eduardo Garcia Rojas, ao final do encontro com os apenados.

O diretor de Administração Penitenciária, coronel PM Margalho, ressaltou a importância da visita de uma alta autoridade diplomática estrangeira para o conhecimento sobre o modelo de gestão penitenciária paraense, que visa além da custódia, a reinserção social do das pessoas privadas de liberdade do estado do Pará.

Texto: Yasmin Almeida/ NCS Seap