HGT promove ação especial às crianças da unidade com a participação de personagens infantis
Durante a atividade, os pequenos pacientes foram presenteados com desenhos, lápis de colorir e brinquedos.
Em alusão ao Dia da Infância, celebrado nesta quinta-feira (24), o Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou uma ação especial voltada para os pacientes infantis internados e também àqueles que aguardavam atendimento na unidade hospitalar. Sob a coordenação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a iniciativa teve o intuito de proporcionar um momento de diversão para as crianças, tornando a permanência no hospital mais acolhedora com a participação de personagens de histórias infantis.
A atividade foi resultado de uma parceria realizada entre a unidade hospitalar e voluntários da Igreja Assembleia de Deus, conhecidos como "Tia kel e a turminha da luz". Durante a ação, as crianças foram presenteadas com desenhos, lápis de colorir e brinquedos.
“Foi uma atividade muito boa, que nos faz esquecer um pouco dos desafios que estamos enfrentando. Ver a Ayla envolvida e desenvolvendo-se mesmo durante a internação é muito bom. As crianças são naturalmente agitadas e precisam desses momentos de descontração, especialmente no leito hospitalar. Só tenho a agradecer por essa ação de hoje", comentou Maria Aparecida, avó da pequena Ayla Valentina, internada há quase uma semana.
Entre janeiro de 2022 e julho de 2023, a unidade hospitalar registrou mais de 350 internações e cerca de 2.300 atendimentos pediátricos, evidenciando a demanda e a relevância dos serviços de cuidados médicos e assistência prestados às crianças da região de integração do Tocantins.
Durante o evento, a assistente social da unidade hospitalar, Denilza Mourão, reforçou a efetividade dos direitos das crianças neste tipo de espaço, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
"É fundamental que as crianças, pais e responsáveis conheçam os seus direitos, mesmo em um ambiente hospitalar. Isso não é apenas empoderamento dos pequenos pacientes, mas também cria um ambiente de respeito e cuidado, onde cada criança é vista como uma pessoa única e especial, com direitos que devem ser assegurados", explicou.
A coordenadora do GTH, Patrícia Manfredi, ressalta que a iniciativa reforça o compromisso do HGT em proporcionar não apenas cuidados médicos, mas também momentos de alegria e acolhimento para as crianças e seus familiares.
“Estamos comprometidos em cuidar não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional de nossos pequenos, com ações que valorizem a humanização e a qualidade da experiência dos pacientes. Por meio de personagens queridos pelas crianças, brincadeiras e até mesmo a oportunidade de colorir desenhos, contribuímos para criar essa experiência amigável”, ressaltou.
Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.