Equipes do Detran intensificam ações para um trânsito seguro
Mais de 180 pessoas participaram das ações realizadas por agentes de educação para o trânsito, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), nesta sexta-feira (30) e na quinta-feira (29), no município de Salinópolis, no nordeste paraense. O projeto faz parte da Operação Semana Santa, desenvolvida em parceria com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública, órgãos municipais e instituições não governamentais. Trinta municípios receberão as ações educativas.
Entre os objetivos estão contribuir para a prevenção de acidentes e desenvolver a educação para o trânsito de forma integrada, buscando informar a população sobre os cuidados nas vias, enfatizar a responsabilidade de cada cidadão e formar agentes multiplicadores de comportamentos seguros.
Nesta sexta-feira, as principais irregularidades encontradas pelos agentes durante a blitz educativa, promovida em parceria com agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foram passageiros sem cinto de segurança no banco de trás, objetos soltos dentro do veículo e transporte incorreto de animais.
Prevenção - Para o médico traumatologista Ives Uchoa, abordado durante a ação, o trabalho de prevenção é mais importante que o tratamento. “Como médico, atendo vários pacientes que sofreram acidentes de trânsito, principalmente pela falta do uso de cinto de segurança, e isso, sem dúvida, é um gasto muito grande para o Estado, que poderia ter sido evitado por uma medida simples, que é o uso do cinto. Por isso acredito que o trabalho preventivo é fundamental”, afirmou.
Na última quinta-feira, os agentes de educação do Detran também realizaram palestras educativas sobre o trânsito, para crianças do Projeto Vida no Trânsito, mantido pelo 13º Grupamento Bombeiro Militar (GBM).