Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Cosanpa reativa poço em Santarém para ampliar abastecimento na cidade

Investimento de mais de 125 mil reais vai garantir melhorias no abastecimento de pelo menos 12.500 famílias

Por Ascom (Ascom)
24/08/2023 15h07

O Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), está investindo na ampliação do abastecimento em Santarém. Entre uma série de obras que estão sendo executadas, está no planejamento a construção e reativação de poços, um deles já está prestes a ser concluído no sistema Bacabal, que irá beneficiar moradores do Esperança, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Interventoria, Cohab, Diamantino e parte do Centro.

Moradores da área já estão na expectativa pela conclusão da obra. O seu Ronaldo da Silva e a dona Altair da Silva moram no bairro Esperança há quase 50 anos. Na casa deles tem água todos os dias, mas em determinados horários, o abastecimento fica com baixa pressão. Pensando na melhoria do serviço, o casal já espera ansiosamente para ver o poço em funcionamento. 

“Aqui em casa, usamos a água da Cosanpa para todos os serviços domésticos. Sem dúvida, com a inauguração desse novo poço, vai melhorar o abastecimento”, comentou seu Ronaldo. 

“Estamos esperançosos, e bem felizes em ver que várias obras estão sendo executadas para a melhoria do serviço", pontuou dona Altair. 

Com uma capacidade média de 250 mil litros por hora, a restauração do poço foi um investimento de mais de 125 mil reais, e vai garantir melhorias no abastecimento de 12.500 famílias. 

Segundo o coordenador técnico de Água da Cosanpa, Carlos Pedroso, o poço já está nos últimos ajustes. “Nessa etapa estão sendo montados os barreletes, que são a parte do bombeamento, o serviço elétrico está praticamente todo feito, e agora, só falta a instalação do equipamento e montagem do quadro que é colocado simultaneamente. Após isso, vamos fazer o testes e colocar o poço em operação. 

Com os trabalhos sendo executados a todo vapor, a previsão é que o poço comece a operar ainda neste mês de agosto.

 

Texto: Meliny Campos/Ascom Cosanpa