Governo do Pará questiona a União sobre qualidade e valor da cobrança de energia
Governador Helder Barbalho se reuniu em Brasília com o ministro de Minas e Energia e o diretor-geral da Aneel, para buscar soluções aos valores cobrados
Governador Helder Barbalho na reunião com o ministro Alexandre Silveira e o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa NetoO governador Helder Barbalho se reuniu na tarde desta quarta-feira (23) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araújo Feitosa Neto, para discutir os critérios técnicos utilizados na cobrança da conta de energia, principalmente a residencial. O encontro foi realizado na sede do Ministério, em Brasília (DF).
Durante a reunião técnica de trabalho, Helder Barbalho ressaltou a necessidade de uma solução estrutural para os desafios do setor elétrico no Estado, em especial no sistema de transmissão e valor da cobrança pelo serviço. Helder Barbalho reforçou os impactos negativos do valor pago pela energia à população paraense.
Helder Barbalho defendeu uma solução estrutural para os desafios do setor elétrico no Estado, em especial no sistema de transmissão e valor da cobrançaAo final da reunião, o ministro acatou as demandas do governo do Estado, e ressaltou que um conjunto de medidas será levado ao Congresso Nacional para avaliação, com ênfase nos critérios de dedução da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um encargo setorial destinado à promoção do desenvolvimento energético do Brasil.
Também participaram da reunião os secretários de Estado da Fazenda, René de Oliveira e Sousa; de Comunicação, Vera Oliveira, e o deputado federal Henderson Pinto, representando a bancada paraense na Câmara Federal.