Hospital Regional do Sudeste reforça práticas de segurança no ambiente de trabalho
Voltada aos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a iniciativa apresentou protocolos de segurança eficazes
O Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP) realizou nesta terça-feira (22), em Marabá, treinamento sobre medidas de segurança no ambiente de trabalho. A iniciativa visou capacitar os funcionários e propiciar espaços seguros e saudáveis dentro do hospital.
A capacitação na unidade do Governo do Pará, voltada aos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), apresentou protocolos de segurança eficazes, como uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), gestão segura de agentes químicos e biológicos, e táticas preventivas contra incêndios.
Marlene Pereira dos Santos, técnica em Enfermagem que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, disse que, “como profissionais da área da saúde, estamos constantemente expostos a diversos riscos, e esse treinamento nos capacitou a tomar medidas mais eficazes para proteger a nós mesmos e aos pacientes”.
Segundo Benjamim Ferreira, diretor Executivo do hospital, “a segurança dos nossos colaboradores é uma prioridade. Treinamentos como esse garantem um ambiente de trabalho seguro, onde todos podem desempenhar suas funções com confiança e qualidade”.
Treinamentos contínuos - No Hospital Regional de Marabá as ações de capacitação em segurança são conduzidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, responsável por promover de maneira contínua treinamentos especializados, visando à prevenção de acidentes.
Arlen Lima Lemos, técnico em Segurança do Trabalho que atua no hospital, disse que os treinamentos não apenas reforçam práticas de segurança já existentes, mas oferecem novas abordagens e diretrizes dinâmicas, que fortalece a cultura de segurança.
Segundo ele, “as ações de capacitação fomentam um ambiente em que a conscientização e a responsabilidade em relação à segurança se tornam parte integrante da rotina hospitalar, evoluindo para garantir não apenas o bem-estar dos pacientes, mas também a proteção dos profissionais”.
No próximo dia 28 de setembro haverá a posse dos novos membros da Cipa. Composta por 18 profissionais da área de saúde, a Comissão contribui para a promoção da segurança e do bem-estar de funcionários e pacientes.
O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Texto: Ascom/HRSP