Ideflor-Bio discute demandas de comunidade tradicional na APA Belém
A quase centenária comunidade Nossa Senhora dos Navegantes precisa de acessibilidade e apoio para o desenvolvimento sustentável
Representantes da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, localizada nos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Belém, estiveram no Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), nesta segunda-feira (21), para discutir estratégias que garantam mais qualidade de vida aos moradores, incluindo acessibilidade e desenvolvimento sustentável.
Composta em sua maioria por famílias de pescadores, a comunidade Nossa Senhora dos Navegantes está prestes a completar 100 anos e depende da comercialização dos seus produtos para a subsistência. Entre os principais desafios abordados estão encontrar soluções que assegurem o acesso dos moradores durante o ano todo e aliar preservação ambiental ao desenvolvimento socioeconômico.O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, ouviu os relatos dos membros da comunidade
A reunião contou com a presença do presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto; do gerente da Região Administrativa de Belém, Ellivelton Carvalho, e do vereador de Belém, Fábio Souza. Também foram apresentadas outras demandas da comunidade, referentes à educação, regularização fundiária, saúde e valorização da cultura local.
Para o morador Luan Santos Amaral, o encontro foi produtivo, e ele espera que as reivindicações da comunidade sejam atendidas. “Precisamos de um pequeno acesso que nos possibilite escoar a produção com segurança durante o ano todo. Somos uma comunidade quase centenária, e que necessita da atenção do poder público. Creio que a partir dessa conversa que tivemos com o presidente Nilson Pinto, juntamente com o vereador Fábio Souza, as melhorias serão, de fato, concretizadas”, disse Luan Amaral.
Diálogo - Nilson Pinto ressaltou a importância do diálogo com as comunidades locais. “É fundamental ouvir as demandas e necessidades das populações que vivem dentro das nossas áreas de proteção ambiental. Nossa intenção é promover ações que conciliam a preservação dos recursos naturais com o desenvolvimento socioeconômico, garantindo melhores condições de vida para todos”, acrescentou.
Segundo o vereador Fábio Souza, melhorias na acessibilidade é uma reivindicação antiga da população. “O presidente Nilson Pinto se colocou à disposição para fazer a interlocução com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), para que com o Projeto da Avenida Liberdade seja contemplada a melhoria do ramal de acesso à comunidade e, consequentemente, beneficiando dezenas de famílias”, enfatizou o Integrante da Câmara de Belém.
Um novo encontro deverá ocorrer para avançar nas demandas discutidas, com a participação ativa da comunidade, do Poder Público e do Ideflor-Bio. A busca por parcerias e recursos também foi enfatizada como estratégia fundamental para a implementação das melhorias necessárias na comunidade Nossa Senhora dos Navegantes.