Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Iniciativa de valorização profissional potencializa cuidados e melhora cada vez mais a assistência prestada no HGT

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
21/08/2023 15h10

Com o objetivo de aprimorar constantemente a qualidade e segurança dos serviços oferecidos, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) está implementando uma medida de grande impacto. Nesse contexto, destaca-se a ênfase na liderança dos enfermeiros nos diferentes setores e equipes, criando um ambiente que promove a tomada de decisões assertivas e a otimização dos processos de gestão e qualidade, impactando positivamente na assistência prestada aos seus usuários.

A enfermeira obstetra Mayara Cinthia, que atua na Central de Parto Normal (CPN), destacou a sua impressão sobre a medida dos enfermeiros no contexto hospitalar. “Representa uma oportunidade única para fortalecer a atuação de todos da equipe assistencial, principalmente, em um ambiente tão sensível como o CPN. Assim, geramos um ambiente de aprendizado constante, enriquecendo nossa prática diária, contribuindo para um processo de parto mais tranquilo e confiante para as mães. Sentimos que somos parte ativa na melhoria contínua dos cuidados oferecidos e isso é gratificante tanto para nós quanto para as mulheres que confiam em nossa equipe para esse momento tão especial em suas vidas".

No contexto da iniciativa, foi realizado a implementação da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) surge como uma ferramenta estratégica de grande relevância. A abordagem analítica proporciona uma visão abrangente das forças internas, fraquezas, oportunidades e ameaças externas, permitindo uma avaliação criteriosa da realidade de cada setor. 

Por meio dessa análise, os enfermeiros estão capacitados a tomar decisões informadas, identificando áreas que necessitam de aprimoramento e potencializando os pontos positivos já existentes.

A enfermeira Nicole Lameira, que atua na Clínica Obstétrica/Cirúrgica, descreve a importância da assistência de Enfermagem como um processo colaborativo para o aprimoramento contínuo do cuidado ao paciente. 

Ela pontua que a Enfermagem permite participar e observar pontos que melhorem o cuidado ao paciente para uma boa evolução nas situações de internação. “A equipe é essencial neste processo, incluindo gerência de Enfermagem, enfermeiros e equipe técnica. Como enfermeira no setor de internação, trabalho junto aos técnicos de Enfermagem para identificar deficiências e buscar ações que contribuam para o desenvolvimento de todos. No primeiro semestre de 2023, a matriz SWOT foi de grande valia para análise e tomada de decisão na assistência por meio do processo de trabalho”, explicou a profissional. 

O usuário Francisco das Chagas, 45 anos, estava internado na Clínica Médica do HGT. Durante sua internação, Francisco destacou a dedicação dos profissionais em proporcionar um cuidado de excelência. "Durante minha internação no HGT, fui atendido por uma equipe comprometida e bem preparada, que cuidou e está me cuidando com respeito, graças a Deus. Eles não apenas cuidam da nossa saúde física, mas também nos passam mais confiança e tranquilidade em um momento como este”. 

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.

Texto de Andrey Silva / Ascom HGT