Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Seap e Paysandu Sport Club levam internas para partida contra Pouso Alegre, em Belém

Iniciativa de ressocialização social contemplou mulheres privadas de liberdade que trabalham na Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora

Por Caroline Rocha (SEAP)
21/08/2023 12h13

A Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada por mulheres privadas de liberdade e coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), foi convidada pelo Presidente e Diretoria de Responsabilidade Social, do Paysandu Sport Club, para assistir a partida do time paraense contra o clube Pouso Alegre, de Minas Gerais, no domingo (20). O Papão venceu a partida no Estádio Leônidas Sodré de Castro (Banpará Curuzu), com a torcida exclusivamente feminina.

De acordo com o Paysandu Sport Club, o objetivo do clube ao levar as custodiadas para o estádio foi o de colaborar com a ressocialização das internas através do esporte.“Foi um dia único porque a gente está conseguindo promover reinserção social através de um parceiro externo e por meio esporte e lazer, onde as mulheres custodiadas foram convidadas para participarem como torcedoras do jogo do Paysandu Esporte Clube no campeonato da série C”, disse Raquel Lima, coordenadora de trabalho e produção da Seap, que complementa. “É importante ter empresas parceiras que acreditam na transformação de vida das mulheres privadas de liberdade”, disse a coordenadora. 

As internas da Coostafe participaram da partida como espectadoras e grandes convidadas, e prestigiaram o jogo em um setor específico do Estádio da Curuzú, devidamente acompanhadas por um grupo de policiais penais, sendo composto em sua maioria por policiais mulheres.

Cooperação – Em fevereiro deste ano, a equipe técnica da Seap fez uma apresentação da cooperativa no estádio Banpará Curuzu para as integrantes da Diretoria de Responsabilidade Social e da Mulher. No mês de março foi realizada uma ação de doação de acessórios oficiais do clube para a Coostafe. A iniciativa teve como objetivo apoiar a ressocialização e estreitar laços visando a produção de artigos e artesanatos com a temática do Paysandu.

“Quando eu conheci a Coostafe fiquei muito interessada, vi que é um trabalho de empoderamento feminino também. E como hoje é um partida para as mulheres, não poderíamos deixá-las de fora, fizemos o convite e é uma satisfação tê-las torcendo com a gente aqui”, disse Nazaré Sampaio, diretora de futebol feminino do Paysandu.

Emoção – Aos 53 anos, a custodiada Nilce Botelho, nunca foi ao estádio e agradeceu a oportunidade. “Eu agradeço a Seap, sou papão desde criancinha, mas nunca tive a oportunidade de estar dentro da Curuzú, antes eu sempre vinha para vender churrasquinho lá fora”, contou a interna.

Graças a ação integrada entre a Seap e o Clube, que a interna Tamara Ferreira, 36 anos, também entrou pela primeira vez no estádio do time do coração. “Estou muito feliz por esse privilégio de assistir e torcer pelo meu time. Sou Paysandu desde a barriga da minha mãe porque toda a minha família também é bicolor”, garante a custodiada.

Serviço

Quem desejar adquirir algum produto ou contribuir com a Cooperativa pode entrar em contato pelo número (91) 9855-90331, no email: [email protected] ou pelo Instagram @coostafe.pa.

 Texto de Yasmin Cavalcante / NCS / Seap