Grávidas recebem batas personalizadas confeccionadas no Hospital Geral de Tailândia (HGT)
Peças de vestuário são produzidas com o objetivo de proporcionar uma experiência de parto mais confortável para as gestantes
Oferecer um ambiente acolhedor e confortável para as gestantes é uma prioridade no Hospital Geral de Tailândia (HGT), na região de Integração do Tocantins. Com o intuito de proporcionar uma experiência única durante o momento do parto, a unidade hospitalar, por meio do projeto “Laços de Amor”, realiza a doação de batas personalizadas às futuras mães atendidas pela iniciativa, que é parte integrante da assistência oferecida pelo Hospital.
A ação integra a programação alusiva ao “Agosto Dourado”, que reforça o incentivo à amamentação, e ao Dia da Gestante, festejado também neste mês. Confeccionadas por meio de recursos arrecadados através do bazar mensal promovido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), as 20 batas foram disponibilizadas às gestantes, garantindo personalização e conforto em um momento tão especial.
A coordenadora do GTH, Patrícia Manfred, explica que as peças ajudam a proporcionar um ambiente mais aconchegante durante o processo de parto.
“O nosso projeto, que se dedica ao apoio às gestantes, desempenha um papel fundamental nessa iniciativa. Por meio do bazar mensal, quando são vendidos produtos diversos, incluindo roupas, acessórios e objetos de decoração, o projeto arrecada fundos para financiar ações que beneficiem as gestantes, e a confecção das batas foi uma delas, podendo resultar em melhorias significativas na assistência”, declarou.
Referência na área de obstetrícia, o HGT conduz partos tanto de mulheres de Tailândia quanto das cidades que fazem parte da região de Integração do Tocantins. No ano de 2022, a unidade hospitalar registrou mais de 1.400 nascimentos, e recentemente, celebrou a marca de 14 mil partos, desde que sua gestão passou para o Governo do Pará, cuja administração é feita pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano em parceria com a Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sespa), em 2013.
Rute Almeida, 25 anos, realizou seu primeiro parto normal na unidade hospitalar. Como outras mães, ela também foi beneficiada com as batas.
"Tive uma experiência muito boa no HGT, desde que entrei, e fui muito bem atendida por todos. Pude utilizar as batas personalizadas durante o meu parto, que me trouxe um sentimento de ainda mais acolhimento e conforto. Acaba se tornando uma forma de nos sentirmos especiais, principalmente para mães que tiveram sua primeira gestação. Parabéns à equipe do projeto e ao HGT, por realizar projetos que fazem a diferença na vida de seus usuários", finalizou.
Iniciativa - O Projeto "Laços de Amor" visa a fortalecer os laços entre as gestantes e a equipe multiprofissional do HGT, favorecendo o acolhimento no espaço e fornecendo informações sobre aleitamento materno e procedimentos hospitalares. Também busca familiarizar as gestantes com os recursos disponíveis no hospital, criando um ambiente de segurança para o momento do parto.
“Com o apoio da comunidade, dos nossos colaboradores, e com a dedicação de todos, proporcionamos experiências positivas e acolhedoras para todos os pacientes, especialmente nas ocasiões mais especiais, como o nascimento de uma nova vida”, finalizou Manfredi.
Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.