Em Altamira, Governo do Estado garante assistência à saúde com a construção de Policlínica
Nova unidade vai reduzir a distância, demandas e fluxos de pessoas para outros municípios em busca de consultas e exames
Com o compromisso de assegurar assistência à saúde pública paraense, o Governo do Estado tem fortalecido as redes de atendimento em todos os municípios das 12 Regiões de Integração. Em Altamira, no sudoeste do Pará, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP) está com obras em andamento para a construção da Policlínica do município com um investimento de mais de R$31 milhões.
Com uma população estimada em mais de 126 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, esses moradores ganharão um espaço moderno, adequado e equipado para receberem um atendimento de qualidade, com acesso a consultas e exames, minimizando o tempo e o deslocamento para outros municípios. O titular da Secretaria de Obras Públicas, Ruy Cabral, ressalta a importância de mais uma unidade voltada para a saúde.
“O nosso compromisso de construir estes espaços é a garantia de uma saúde pública de qualidade, com estrutura moderna, facilitando o acesso à assistência. As obras da Policlínica de Altamira seguem avançando para que, em breve, a população tenha mais uma unidade destinada a proteger e melhorar a saúde das pessoas”, disse Cabral.
Com um espaço de mais de três mil metros quadrados, a unidade será dividida por setores e vai dispor de recepção para a entrega de resultados, atendimento ambulatorial, setor de diagnóstico, imagem e métodos, espaço para o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (NATEA), laboratórios, apoio técnico e uma ala para a hemodiálise. A demanda será referenciada com agendamentos prévios dos encaminhamentos para outras unidades que oferecem serviços da rede estadual. O setor ambulatorial ampliará a oferta de consultas especializadas, atendimentos realizado pelo serviço social, terapia ocupacional, dentre outros.
As especialidades médicas disponíveis serão na área de ginecologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, além da realização de hemodiálise. A Policlínica também contará com exames de eletroencefalograma, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, ressonância magnética, raio-x, tomografias, procedimentos invasivos e endoscopia.