Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO

Adepará mostra ações que garantem sanidade da cacauicultura paraense

O público pode conhecer o trabalho realizado pela Agência de Defesa no Festival Internacional do Chocolate, no Hangar

Por Ivana Barreto (EMATER)
20/08/2023 10h37

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) desempenha um importante papel no conjunto de ações implementadas pelo governo do Estado para o desenvolvimento da cacauicultura paraense, incluindo trabalhos de defesa vegetal com os produtores e transporte e comercialização do produto final. Detalhes dessas ações estão expostos no estande da Agência no Festival Internacional do Chocolate e do Cacau - Chocolat Amazônia, que termina neste domingo (20), no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.Profissional da Adepará explica ao público as ações da Agência

O diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, ressalta as ações desenvolvidas na área de defesa vegetal para manter as plantações livres de pragas. “A Adepará está presente no Festival do Chocolate, que representa uma importante cadeia no Estado do Pará, que é a da cacauicultura. Durante o festival, estão sendo expostos chocolates produzidos por amêndoas do próprio Estado, e a Adepará tem um papel fundamental nesta produção, realizando inspeção e fiscalização destes produtos durante toda a fase de processamento, desde a propriedade rural até o transporte, expedição e comercialização”, informou o gestor.

Prevenção - Uma das principais diretrizes da defesa vegetal é proteger a cadeia produtiva do cacau da Monilíase, praga causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que acarreta lesões no interior do fruto e progride para a parte externa, ocasionando manchas, necrose e formação de pó branco. A doença é a que mais causa prejuízos para os produtores.

“E é por meio do trabalho da Agência de Defesa que conseguimos garantir a sanidade dessa produção, possibilitando a manutenção dos mercados. É nossa obrigação e função como instituição estar presente, estar próxima ao produtor rural, orientando sobre os potenciais riscos da cadeia produtiva”, acrescentou o diretor-geral da Adepará.Equipe da Adepará no estande do festival

No Festival, além das ações da educação sanitária e palestras com fiscais agropecuários da defesa vegetal, o público conhece os serviços realizados pela Adepará, que incluem fiscalização, inspeção de produtos e defesa animal e vegetal, para fomentar a agropecuária paraense.

A programação é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e está disponível em https://para.chocolatfestival.com.