Regional de Marabá realiza projeto que reduz o estresse e a ansiedade dos pacientes
Maria da Silva, moradora de Marabá, se recupera de procedimento cirúrgico no Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP) em Marabá. A paciente é uma das participantes do projeto de humanização "Hora Lúdica", que proporciona aos usuários não somente alívio das tensões relacionadas ao tratamento médico, mas também momentos de diversão e enriquecimento intelectual.
"Estar aqui no hospital é uma experiência desafiadora, mas o projeto trouxe um pouco de alegria para o meu dia. Eu adoro resolver as charadas e caça-palavras que eles trazem diariamente. Isso me ajuda a esquecer um pouco das preocupações e me mantém mentalmente ativa", explicou a paciente.
Além dos tratamentos médicos convencionais, o Regional de Marabá oferece aos pacientes uma série de atividades lúdicas terapêuticas que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade no ambiente hospitalar, como contação de estórias, charadas, caça palavras, jogos educativos dentre outras ações.
José Santos, morador de Jacundá, foi outro paciente beneficiado pelo projeto e compartilhou sua perspectiva. "O hospital não é apenas um lugar de tratamento, mas também um espaço onde somos cuidados como um todo. Às vezes, eu me pego ansioso pelo próximo jogo educativo ou atividade cultural. Isso faz com que o tempo passe mais rápido e me ajuda a enfrentar as dificuldades do tratamento", explicou.
Humanização - Daiane Uszynski, analista de humanização da unidade do Governo do Pará, enfatiza que o projeto "Hora Lúdica" do Regional de Marabá, não visa apenas entreter os pacientes, mas também desempenha um papel crucial na redução do estresse e da ansiedade no ambiente hospitalar.
"Ao criarmos um ambiente mais descontraído e interativo, a iniciativa busca não apenas tratar os sintomas físicos, mas também promover o bem-estar mental dos pacientes, importante para recuperação mais completa e equilibrada. Além disso, o projeto promove a interação social entre os pacientes e cria um ambiente mais acolhedor", explicou a profissional.
Benjamim Ferreira, diretor executivo do hospital, demonstra orgulho ao falar sobre o projeto "Hora Lúdica" e seu impacto positivo. "Estamos comprometidos em oferecer cuidados de saúde de alta qualidade que vão além do tratamento clínico. O 'Hora Lúdica' reflete nosso compromisso com a humanização e a melhoria contínua da experiência do paciente. Estamos entusiasmados em ver como essa iniciativa tem tocado a vida de nossos pacientes, proporcionando momentos de alegria e descontração", ressaltou.
Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Texto: Ascom HRSP