Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Emater promove práticas artesanais de produção de derivados do cacau e do leite

Iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado envolveu agricultores familiares do município de Novo Repartimento

Por Ascom (Ascom)
18/08/2023 14h39

Com o objetivo de qualificar os agricultores familiares e incentivar a geração de renda, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), por meio do Escritório Local do município de Novo Repartimento, sudeste do estado, promoveu na comunidade de Vila Pacajazinho, o curso "Práticas artesanais de produção de derivados de cacau e de leite", no período de 14 a 17 deste mês.

Durante a ação foram ensinadas práticas de produção de derivados de cacau e de leite como doce de leite com chocolate, banana, leite como coco e cupuaçu; amêndoas caramelizada; chocolate em barra com coco, em pó, amargo, brigadeiro e amendoim; balinha de gengibre com mel de cacau; geleias de cupuaçu com mel de cacau e de abacaxi com mel do cacau; e ainda xarope e licor.

"Nossa perspectiva é ainda agregar valores aos produtos do leite e do cacau visando a geração de renda", destacou o chefe do Escritório Local da Emater e técnico agrícola, Elvis Carvalho. "O curso foi muito esperado, assim que foi divulgado, rapidamente todas as vagas foram preenchidas", contou.

Ao todo, 20 agricultores familiares participaram das atividades gastronômicas de carga horária de 32 horas, com aulas teóricas e práticas, que foram realizadas num espaço cedido por uma igreja evangélica da cidade.

Uma das participantes do curso foi a produtora Antônia Conceição Barbosa, de 38 anos. Antônia, o esposo e a filha trabalham no cultivo do cacau e na produção de rebanho de leite, na propriedade da família de 30 hectares. "Eu gostei muito do curso. Pretendo também trabalhar neste ramo de produtos artesanais e quero poder usar o que eu tenho aqui na minha chácara na produção desses alimentos", explicou.

As principais atividades socioeconômicas da agricultura familiar em Novo Repartimento incluem a cacauicultura, o rebanho de leite, o rebanho de corte, a pesca, a aquicultura e o açaí.

Parceria 
O Curso "Práticas artesanais de produção de derivados de cacau e de leite" faz parte do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) municipal da Emater em consonância com Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura (Procacau), e é resultado de uma parceria entre a Emater e a Prefeitura Municipal de Novo Repartimento. É primeira vez que o curso está sendo realizado em parceria com os órgãos.

Toda a produção estará em exposição e venda na Feira da Agricultura Famíliar, no dia 1° de setembro, no Centro Comercial do Município, na Avenida Beijar Flor.
A feira ocorre mensalmente e estará completando dois anos na cidade.

A Feira da Agricultura Familiar é uma organização da Prefeitura Municipal de Novo Repartimento por meio da Secretaria Municipal Agricultura, em parceria com a Emater.

Durante a feira são comercializados diversos produtos como queijos, doces, hortaliças, frango caipira, peixes, artesanatos, temperos artesanais e frutas. Toda a produção é proveniente da agricultura familiar local.

Texto da Sarah Mendes / Ascom Emater