Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Doação de órgãos e tecidos é tema de palestra apresentada pela Sespa em congresso de medicina e inovação em saúde

Por Melina Marcelino (SESPA)
18/08/2023 14h17

Está sendo realizado de hoje, dia 18, a 20 de agosto, no Hotel Sagres, em Belém, o I Congresso Amazônico de Medicina e Inovação em Saúde. Neste primeiro dia de evento, os participantes, profissionais de saúde do Pará, tiveram a oportunidade de acompanhar uma mesa redonda com a presença de representantes da Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com objetivo de aperfeiçoar o processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos no Pará.

Em uma das mesas da abertura do evento, a coordenadora da CET, Ierecê Miranda, apresentou uma palestra sobre a estrutura e atribuições da central, o processo de doação de órgãos e tecidos, o sistema de doação e transplantes do Pará, comparação da realidade da região Norte com a de outras do Brasil e sobre as ações que a comunidade de saúde pode realizar para o aumento do sucesso de casos de doação de órgãos e transplantes.

“É um momento muito oportuno falar para profissionais de saúde sobre essa temática. Para que o transplante aconteça de forma bem-sucedida, todos os atores devem estar empenhados. Esse é o caminho para que aumentar o número de doações possam acontecer em maior número. É necessário quebrar tabus sobre a doação de órgãos”, declarou. 

Após a apresentação, a coordenadora e a equipe da CET participaram da Solenidade de Instalação da Rede Amazônica de Educação em Doação e Transplantes. Tratou-se de uma assinatura de todos os presentes na criação desta rede de educação, que tem como objetivo fortalecer e ampliar conhecimento sobre o tema e disseminar saberes para a sociedade.

Segundo a declaração assinada pela equipe, “a criação da rede aponta para a possibilidade de formação e qualificação de profissionais na área de transplantes, trazendo horizontes para a formação de novos quadros, com as competências necessárias para atuação em doação, captação e transplantes no Estado do Pará”.

Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa)