Em Dom Eliseu, mais de 60 alunos do 'Qualifica Pará' recebem certificados
Os concluintes fizeram os cursos de Agente de Portaria, Horticultura Orgânica e Pintor de Obras, oferecidos pelo governo do Estado
Governador Helder Barbalho na solenidade de entrega dos certificados a beneficiados pelo programa de qualificaçãoMais 60 alunos do Programa Qualifica Pará foram certificados no município de Dom Eliseu, durante agenda de trabalho do governador Helder Barbalho, nesta quinta-feira (17), na Região de Integração Rio Capim, no sudeste paraense. Os certificados foram entregues a concluintes dos cursos de Agente de Portaria, Horticultura Orgânica e Pintor de Obras.
“Hoje estamos entregando os certificados de um dos programas mais importantes do nosso Estado. Eu costumo dizer que o ‘Qualifica Pará’ é uma oportunidade para que as pessoas possam fazer com que seus talentos possam ser qualificados, e a partir daí possam ter um horizonte para uma renda, para uma atividade profissional e o sustento a si e da sua família. Eu festejo os alunos do ‘Qualifica Pará’, porque quando vocês aceitam esse chamamento, aceitam aprender cada vez mais. O melhor e mais extraordinário programa de cidadania e de inclusão é uma carteira de trabalho assinada, e o seu emprego garantido”, frisou o governador.
Aprendizado - Jucely Neves, que fez o curso de Horticultura Orgânica, contou que a qualificação trouxe oportunidade de aprendizado e geração de renda. “A experiência foi ótima, tanto pra quem já tinha um trabalho na área, como pra quem é iniciante, como eu. Hoje, já tenho um canteiro; as minhas amigas, também. Aprendemos muita coisa que, sozinhas, não íamos aprender, e agora temos mais uma renda pra ajudar no sustento da família”, afirmou.
Jucely da Silva fez o curso de Horticultura OrgânicaRoberto Júnior reforçou que os cursos contribuem para movimentar a economia local. “Foi muito gratificante. A gente que mora mais distante precisa muito de oportunidade. Hoje, além de aprender, colocamos em prática. Não é só benefício pra gente, mas também pra comunidade local, que também é beneficiada através dos nossos serviços”, acrescentou.
Em um ano, o “Qualifica Pará” já atendeu 30 mil pessoas nos 144 municípios paraenses. São 45 tipos de cursos, nas áreas de estética, administração, serviços, construção e comércio. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).