Mais de 200 bolsas de sangue são coletadas em campanha de doação na Cosanpa
Unidade móvel do Hemopa atraiu doadores nos dois dias da campanha, a primeira realizada na sede da companhia
Voluntários à doação de sangue participaram da primeira campanha realizada na sede da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) com a unidade móvel da Fundação Hemopa. Iniciada na quarta-feira (16) e encerrada nesta quinta-feira (17), a campanha resultou na coleta de 272 bolsas de sangue que irão ser distribuídas para atender pacientes da rede hospitalar pública do Estado do Pará.
Para o voluntário Carlos Lago, a campanha dá a oportunidade de doar sangue de uma forma muito acessível. “Eu achei interessante esse espaço. Não sabia como era simples doar sangue, porque existem muitos mitos e é processo rápido e seguro que salva vidas”, destacou.
Segundo a assistente social do Hemopa, Marcela Ribeiro, as campanhas em parceria com instituições como a Cosanpa são fundamentais para manter os estoques do banco de sangue abastecidos. “Nós nos mobilizamos para trazer a estrutura necessária, desde a unidade móvel, os profissionais para triagem, os técnicos e enfermeiros para a coleta até a equipe que vai fazer o transporte das bolsas para testagem no laboratório do Hemopa e tudo isso é possível com parcerias como essa na Cosanpa”, comentou a profissional.
Unidade Móvel - Com 14 metros de comprimento e estrutura moderna e inclusiva, a nova unidade móvel de coleta do Hemopa possibilita até três mil coletas por mês, que gera impacto positivo para atendimento transfusional da rede hospitalar do Pará.
As ações de doação de sangue, com a unidade móvel, fazem parte do projeto de descentralização da coleta de sangue do Governo do Pará em parceria com a gestão do Hemopa, com o objetivo de facilitar o acesso à doação mais próximo do cidadão, potencialmente doador de sangue.
A nova unidade de coleta de sangue destaca-se pela acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) ou com outras limitações de locomoção, por meio de auxílio de elevador, até o interior da unidade de coleta.
O que precisa para doar?
– Apresentação de documento de identidade, original, com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve a doença, pode doar sangue dez dias após a cura e quem teve contato com alguém diagnosticado com a doença poderá doar após sete dias.
Serviço:
Mais informações podem ser obtidas pelo contato 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.