Hospital de Clínicas Gaspar Vianna é selecionado para evento nacional de nutrição
Encontro permitirá a troca de experiências entre profissionais de todo o Brasil sobre a importância de uma terapia nutricional entre pacientes internados
Dieta fornecida para paciente na UTIA Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, foi selecionada para participar do evento científico ‘Rounds UTI: Grupo de Discussão de Casos EMTNs’, promovido pela Nestlé Health Science. O encontro permitirá a troca de experiência entre os profissionais e a discussão sobre protocolos e condutas da terapia nutricional utilizada entre os pacientes da instituição.
“Constantemente recebemos a visita de representantes da empresa para atualizações científicas e ajustes das demandas. Em uma dessas visitas, fomos sinalizados sobre o projeto, que visa a troca de experiências entre os Serviços de Terapia Nutricional no Brasil, com aulas de especialistas na área e experiências voltadas para o aprimoramento do serviço”, ressaltou Talita Lobato, nutricionista e coordenadora técnico-administrativa da EMTN do HC.
A partir da avaliação dos serviços prestados pelo HC junto aos pacientes, a instituição pôde ser selecionada para participar do projeto. “Associado ao perfil do hospital, produtos de uso e perfil da equipe envolvida, demonstramos nosso interesse pelo aprimoramento constante e buscas de experiências exitosas no cuidado aos pacientes. A participação neste projeto será fundamental para entender a vivência de outras unidades hospitalares, bem como agregar conhecimento na área”, explicou a profissional.
Equipe EMTN HCOs encontros acontecerão de forma remota e se estenderão por todo o mês de agosto. “Durante os encontros, cada hospital irá apresentar um caso clínico, apontando todo o arcabouço científico das condutas, dificuldades e resultados positivos no acompanhamento. Os casos clínicos são realizados a partir da avaliação de pacientes de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), pós UTI e alta hospitalar”, acrescentou Talita.
A equipe EMTN do HC é composta por nutricionistas, médico nutrólogo, enfermeiros e fonoaudiólogos.
Terapia Nutricional - Em um ambiente hospitalar, a terapia nutricional tem papel terapêutico aos pacientes, auxiliando, inclusive, na resposta imune do paciente, cicatrização, além de reduzir fatores como o tempo de internação, custos hospitalares e mortalidade. “E o sucesso dessa terapia se deve a partir de uma atuação multiprofissional, que visa assegurar que a intervenção nutricional escolhida seja fornecida, individualizando as necessidades nutricionais estimadas de energia e proteína, trazendo dessa forma os benefícios clínicos ao paciente”, finalizou a nutricionista.
O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, que é referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria no Estado do Pará, dispõe de uma equipe altamente capacitada para fornecer os tipos de dietas necessárias, de forma individualizada, para cada paciente internado. O processo garante uma assistência segura e de qualidade durante o processo de internação.