Hospital Regional do Araguaia é pioneiro no uso de inteligência artificial na farmácia
Unidade obteve o reconhecimento do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA), em Redenção, município do sudeste estadual
Hospital Regional Público do Araguaia é reconhecido como pioneiro no uso de inteligência artificial na farmácia clínica, em evento do Conselho Regional de Farmácia, de Redenção. No dia municipal do farmacêutico, celebrado no dia 10 deste mês, o Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA), na cidade de Redenção realizou um seminário alusivo à data e reconheceu o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), como pioneiro no uso de inteligência artificial na farmácia clínica. Na ocasião, o farmacêutico do HRPA, Antônio Carvalho, compartilhou como foi o impacto das tecnologias na farmácia hospitalar e clínica.
Antônio Carvalho destacou a importância das tecnologias emergentes na otimização do atendimento ao paciente, enfatizando os avanços alcançados pelo Hospital, que se tornou o primeiro hospital público da região Norte a implementar com sucesso um sistema de inteligência artificial (IA) para aprimorar a tomada de decisão da equipe de farmácia clínica.
“O sistema inovador oferece suporte à equipe de farmácia clínica, fornecendo dados relevantes que contribuem significativamente para a segurança do paciente, auxiliando na análise de prescrições médicas, garantindo uma abordagem mais segura e eficiente no processo de tratamento. Isso não só reduz os riscos associados a erros de medicação, como também agiliza os procedimentos clínicos”, explicou Antônio Carvalho.
Durante o evento, foram abordados aspectos cruciais da implementação da IA na farmácia clínica, incluindo sua regulamentação no Brasil e questões bioéticas. A plateia, composta por profissionais da área de saúde e estudantes de farmácia, tiveram a oportunidade de trocar experiências com a equipe do Regional do Araguaia.
Também foi ressaltado o compromisso contínuo dos farmacêuticos em se manterem atualizados e contribuírem para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, além de reforçar a relevância do papel desses profissionais na equipe de saúde multidisciplinar. O HRPA agradece o reconhecimento e estímulo prestado pelo Conselho Regional de Farmácia.
Texto de Débora Barbosa / Ascom ASELC/HRPA