Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO NACIONAL

Pará avança no acesso e melhoria da qualidade da saúde bucal

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/04/2018 00h00

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou nesta segunda-feira (2) o Seminário do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ/CEO), no auditório da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA). O evento foi direcionado a 78 gestores e coordenadores municipais de Saúde Bucal.

De acordo com a diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde da Sespa, Socorro Bandeira, o PMAQ/CEO é um programa do Ministério da Saúde que visa fomentar a ampliação do acesso e a melhoria de qualidade nos Centros de Especialidade Odontológica, com garantia de um padrão de qualidade comparada ao nacional, além de permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção especializada em saúde bucal.

“O Pará ficou acima da média nacional na avaliação externa do primeiro ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas. Esse é um indicativo das nossas ações para melhoria e acesso à saúde bucal da população”, ressaltou Socorro Bandeira.

Avaliação - Erika Tomaz, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e representante do Grupo Gestor da Avaliação Externa do PMAQ/CEO, foi quem apresentou o resultado da avaliação dos 29 centros de especialidades odontológicas do Pará. Também esteve presente no evento a coordenadora nacional de Saúde Bucal, Lívia Almeida.

“A partir do mês de julho, todos os municípios passarão por avaliações de onde serão tirados indicadores de avanços na área de saúde bucal. Dependendo do avanço de cada município, haverá um aumento dos recursos”, explicou Evaldo Bichara, coordenador estadual de Saúde Bucal.

Entrega de kits - A Sespa também iniciou em fevereiro deste ano a entrega de 500 kits de higiene bucal e um macro modelo de escovação para os 144 municípios. A ação será realizada a cada três meses, com o objetivo de reforçar as ações da Política Nacional de Saúde Bucal e dar suporte à ampliação e qualidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal que atuam na Atenção Básica, principal acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Na entrega dos kits, cada gestor municipal recebeu um termo de doação, no qual a Sespa informa que a cada três meses vai monitorar o Sistema de Informação, já que o município tem, como meta mínima, realizar 500 escovações dentais supervisionadas, para que possa ser beneficiado com a entrega de mais kits”, acrescentou Evaldo Bichara.

O evento foi realizado por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal e da Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Dase/Dpais) da Sespa.