Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO RECONEXÃO

Hospital Metropolitano promove reencontro de paciente internado há mais de 150 dias com filhas

No mês que celebra o Dia dos Pais, o pedido do paciente foi atendido através de projeto que ajuda a minimizar o período de hospitalização

Por Alberto Dergan (HMUE)
16/08/2023 13h49

Internado há mais de 150 dias no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, Márcio Henrique Bispo, de 32 anos, fez um pedido à equipe que o acompanha, no mês que celebra o Dia dos Pais: reencontrar as três filhas.

Assim, após análise multiprofissional, que validou a visita, o desejo foi atendido e ele pôde vivenciar o momento, marcado por emoção e resiliência, junto de sua família.

“Extremamente importante para mim. Estou muito feliz em rever as minhas filhas que são minha saudade diária. Na verdade, estou aqui lutando por conta delas e sonho em retornar logo para nossa casa, para a nossa rotina. O meu choro é de completa felicidade, sou muito grato pelo tratamento recebido e também por essa linda surpresa”, ressaltou.

A esposa e acompanhante de Márcio, Taynara Dias, acredita que o reencontro agirá positivamente para a recuperação do marido. “O processo de internação não é fácil, exige muito de todos. Com toda a certeza, esse reencontro fará muito bem para ele, dará ainda mais ânimo porque ele viu que elas estão bem e aguardando o retorno dele para a nossa casa” afirmou. 

“Ele tem um vínculo muito grande com as meninas e faz parte da rotina delas, é muito presente, e nunca tinha ficado tanto tempo longe. Esse reencontro foi importante tanto para ele quanto para elas. Muito obrigada!”, finaliza.

Empatia - Essa ação faz parte do Projeto “Reconexão”, que leva os pacientes, crianças e adultos, para ambientes diferentes das unidades de internação com o objetivo de minimizar angústias decorrentes do período de hospitalização. 

“Essa é mais uma ação realizada para humanizar as relações dentro do Hospital e desempenhar papel fundamental para a recuperação dos pacientes, com foco em entender os anseios apresentados para atuar, da melhor maneira, com uma assistência empática com olhares voltados em desfechos favoráveis”, afirma o diretor assistencial da unidade, Clóvis Guse.

Referência no Norte do Brasil para tratamento de traumas de altas complexidades e queimaduras, o Hospital Metropolitano investe em ações humanizadas visando ao bem-estar de cada paciente.

Entre essas atividades estão projetos como o “Reviver”, pelo qual são entregues mudas de árvores e outras espécies vegetais no momento da alta médica; a ação de plantio de mudas na horta e diversas outras.

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. Presta atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sob o gerenciamento do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).