Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MELHORIAS NA SAÚDE

Obras de reconstrução e ampliação de hospitais em Redenção estão na reta final 

Convênio entre Estado e a Prefeitura Municipal possibilita reconstrução e modernização nas instalações do Hospital Materno-Infantil “Pedro Paulo Barcauí” e no Hospital Municipal “Iraci Machado de Araújo”

Por Giovanna Abreu (SECOM)
17/08/2023 08h00

Cerca de 90% das obras de reconstrução e ampliação do Hospital Municipal “Iraci Machado de Araújo”, em Redenção, na região de integração do Araguaia, já foram concluídas. O Hospital “Pedro Paulo Barcauí”, também do município, conta com 80% das obras finalizadas. As intervenções nas unidades, que atendem urgência/emergência e o público materno-infantil, respectivamente, são frutos de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. 

O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, explica que essa modalidade de convênios assinados com municípios de todo o Pará representa uma estratégia de fazer com que as estruturas locais garantam atendimento à população, dando maior fluidez no atendimento à alta demanda nos hospitais regionais, que não funcionam no regime porta aberta. 

“É compromisso da nossa gestão dar todo o apoio para o fortalecimento das unidades de saúde municipais e com isso, além de dar a atenção direcionada para a população local sem demandar grandes deslocamentos, contribuir para a excelência no atendimento da rede estadual e federal, já que conseguimos possibilitar a resolução de muitos casos sem precisar sobrecarregar o sistema em outros locais”, reforça.

Com o perfil de atendimento de urgência e emergência, o Hospital Municipal “Iraci Machado de Araújo”, localizado no Núcleo Urbano, foi contemplado com cerca de R$ 500 mil de investimento estadual para a reconstrução do telhado, serviços na parte elétrica, pintura, ampliação da sala do mamógrafo, entre outros serviços executados. 

“A população de Redenção só tem a agradecer ao Governo do Estado pelo investimento em nossos hospitais. No Hospital Materno-Infantil, por exemplo, com essa reforma, está sendo possível garantir melhores condições às pacientes e aos acompanhantes para terem a melhor experiência possível nesse momento tão importante, que é o parto”, pontua Águeda Souza, titular da Secretaria de Saúde de Redenção. 

O Estado investiu cerca de R$ 500 mil nas obras do Hospital Materno-Infantil “Pedro Paulo Barcauí”, localizado no setor Capuava. Entre os serviços realizados estão a reconstrução da sala de vacinas e da recepção; construção da sala de acolhimento, brinquedoteca, lavanderia e da sala de isolamento, antes inexistentes; reconstrução e ampliação de banheiros e telhado. 

O perfil dessa unidade é de atendimento de urgência e emergência em pediatria e obstetrícia e conta com equipe de multiprofissionais. Consultas em ginecologia, obstetrícia e mastologia são disponibilizadas na unidade, além de cirurgia eletiva em ginecologia e mastologia; ultrassom obstétrico de urgência; ultrassom via regulação em mastologia; enfermaria para isolamento; enfermarias com capacidade total de 16 leitos adulto, 14 leitos para o recém-nascido e 14 poltronas semi-leito para acompanhante.