Projeto Segurança Por Todo o Pará intensifica ações integradas na cidade de Paragominas
Além manter a ordem pública e reduzir os indicadores de criminalidade, ação visa garantir a tranquilidade durante a 56ª Feira Agropecuária
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em conjunto com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança e órgãos municipais, intensificou as ações ostensivas e repressivas por meio da ‘Operação Paragominas Segura’, que integra o Projeto Segurança Por Todo o Pará, lançada na noite da última sexta-feira (11), no município de Paragominas, sudeste paraense.
O principal objetivo das ações, que foram previamente planejadas conforme a realidade do município, é manter a ordem pública e reduzir, cada vez mais, os indicadores de criminalidade, principalmente durante as semanas da 56ª Feira Agropecuária, quando o fluxo de pessoas aumenta na cidade. Sistema de Segurança Pública está preparado para atuar pela tranquilidade dos frequentadores da 56ª Feira Agropecuária
De acordo com o secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira, todas as ações desempenhadas são planejadas para atender as demandas que são prioridades no município e manter a paz social de toda a população.
“Paragominas está vivendo um grande evento esses dias, e o Sistema de Segurança Pública está apto para auxiliar a população diante de qualquer intercorrência. Nós trabalhamos para que tudo ocorra com paz e tranquilidade, mas diante de uma necessidade, estamos a disposição para atender. A Segup instalou o Centro Integrado Móvel e também segue com duas operações integradas na região, garantindo o maior monitoramento, rondas ostensivas, entre outras ações, coibindo assim a criminalidade”, afirmou Luciano.
Ações - Entre as ações desenvolvidas estão: Tolerância Zero, que fiscaliza estabelecimentos e vias; barreiras preventivas em pontos estratégicos; e a lei seca em combate à alcoolemia.
Segundo o tenente-coronel Celton de Jesus, da Segup, que coordena as ações da ‘Paragominas Segura’, esse é um momento que requer uma atenção maior pelo maior fluxo de pessoas que o município recebe, mas também para intensificar ações que a haviam sido iniciadas por meio do projeto.
“Estamos atuando com reforço no policiamento, ações ostensivas e se necessário repressivas também, e aptos para atender qualquer demanda da população”, afirmou Celton.
Produtividade - Desde o lançamento na última sexta-feira (11), já foram realizadas 120 abordagens a veículos, das quais resultaram em 24 autuações por alguns crimes de trânsito como alcoolemia, direção perigosa, documentação irregular, entre outros.
Também foram registrados pela Polícia Civil, no âmbito da operação, 10 boletins de ocorrência, 02 procedimentos instaurados, 01 flagrante por tráfico de drogas e 01 termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por porte de drogas.
Além disso, foram realizadas fiscalizações por meio do patrulhão integrado entre os órgãos, em estabelecimentos noturnos, bares e restaurantes, dos quais 4 estabelecimentos foram interditados por descuprimento a Lei Estadual do Corpo de Bombeiros Militar, um foi fechado pela Diretoria de Polícia Administrativa e um notificado para regularização.
As ações da “Operação Paragominas Segura” integram os agentes da Segup, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito, Secretaria Municipal de Trânsito, Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária. As ações seguem até a próxima segunda-feira (21), garantindo a segurança e ordem pública.