Semu e parceiros fortalecem empoderamento feminino com ações na região do Marajó
Campanha fortalece direitos das mulheres marajoaras com articulações entre lideranças locais, prefeituras, Organismos Governamentais de Políticas Públicas para Mulheres (OPMs) e Conselhos Municipais
Em um esforço conjunto para ampliar a defesa dos direitos das mulheres na região do Marajó, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) lidera uma série de ações durante a Campanha do Agosto Lilás. Com o lema "Todas as Vozes em Defesa das Mulheres", a iniciativa busca não apenas conscientizar, mas também promover mudanças efetivas por meio de parcerias estratégicas com prefeituras, Organismos Governamentais de Políticas Públicas para Mulheres (OPMs) e Conselhos Municipais.
Nesta edição do "Agosto Lilás", a região do Marajó se destaca como o ponto de concentração das ações lideradas pela Semu, por meio de parcerias com as prefeituras locais, os OPMs e os Conselhos Municipais, fundamentais para impulsionar mudanças na realidade das mulheres, começando pelo município de Portel.
Uma das etapas do trabalho consiste na sensibilização das lideranças locais com reuniões estratégicas, que contam com a presença do prefeito Vicente Oliveira e da vice-prefeita Rose de Nadal, buscando fomentar a criação de OPMs em todos os municípios da região. A implementação dessas Organizações de Políticas Públicas para Mulheres é essencial para garantir que as políticas públicas sejam efetivas, abrangentes e atendam às necessidades das mulheres.
A secretária Paula Gomes explica que a efetivação da política pública para mulher passa pela articulação da rede de atendimento, municípios e conselhos municipais de políticas para esse segmento.
"Por isso é tão importante ir aos municípios estabelecer parcerias e monitorar o funcionamento da rede de atendimento, além de mapear as iniciativas empreendedoras no intuito de construir soluções que possam atender e gerar oportunidades para as mulheres do estado", declarou.
Além disso, o compromisso em assegurar um atendimento de qualidade às mulheres se traduz em ações concretas de monitoramento e treinamento da Rede de Atendimento à Mulher. O enfoque está em fornecer acolhimento humanizado e encaminhamentos eficazes para aquelas que buscam apoio dentro de um ambiente seguro e empático, onde as mulheres possam encontrar orientação e apoio em momentos de vulnerabilidade.
A autonomia econômica das mulheres também é um dos pilares da campanha. Através de uma Roda de Conversa com mulheres empreendedoras locais, suas experiências serão mapeadas, permitindo a identificação de desafios e oportunidades. A partir dessas informações, serão desenvolvidos cursos de empreendedorismo sob medida, capacitando as mulheres para a gestão eficaz de seus empreendimentos. Essa iniciativa visa prepará-las para a obtenção de linhas de crédito, impulsionando seus negócios e consolidando sua independência financeira.
Com a mensagem de "Todas as Vozes em Defesa das Mulheres", a campanha do "Agosto Lilás" reforça o compromisso contínuo em promover a igualdade de gênero e os direitos das mulheres. As ações coordenadas pela Semu na região do Marajó destacam a importância da colaboração entre instituições governamentais e lideranças locais na construção de um futuro mais justo e equitativo para todas as mulheres.