Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXAMES

Atendimento itinerante do Detran beneficia mais de 300 pessoas em Barcarena

Segundo o Departamento, 324 candidatos se submeteram a exames nas categorias A, B e D neste sábado (12)

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
12/08/2023 17h01

Uma multidão lotou o Centro Cultural de Barcarena, na região do Baixo Tocantins, neste sábado (12), para a ação itinerante de exames práticos organizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). De acordo com a equipe de examinadores, 324 candidatos compareceram ao local para realizar exames nas categorias A, B e D. No período da tarde foi a vez dos candidatos realizarem a prova de legislação.  

A prova prática é a última avaliação obrigatória do candidato que deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É ele quem atesta que o candidato cumpriu as etapas das aulas no Centro de Formação de Condutores e que está apto a desenvolver todas as habilidades no trânsito.  

Kuézia do Nascimento comemorou aprovação no exame de moto.Em Barcarena, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ainda não disponibiliza a realização de exames de trânsito, por isso, para agilizar os processos, especialmente no interior do estado, o Detran promove mutirões e atendimento itinerante para alcançar o maior número de candidatos, sem que eles tenham que se deslocar para o municipio mais próximo. No caso de Barcarena, os interessados em obter a CNH precisam ir para a cidade de Abaetetuba ou esperar a realização do mutirão.  

Durante a prova, todos eles fazem o mesmo percurso, com trajeto semelhante ao das aulas práticas. É a etapa mais aguardada e a que mais causa nervosismo entre os participantes. "É importante participar de todas as aulas e chegar aqui preparado. O candidato precisa tentar evitar o nervosismo e entender que estamos aqui para avaliar com equilíbrio e o desempenho de cada um", comenta o examinador do Detran, André Kemil.  

Humile Santos buscou realização de exame em busca de mudança para a categoria D.A bibliotecária Kuézia do Nascimento não segurou a emoção após ser aprovada no exame de moto. Aos 39 anos, ela finalmente vai ter a primeira habilitação. "Foi bem legal ter essa oportunidade de fazer tudo aqui no nosso municipio. Fiquei um pouco nervosa, mas os examinadores deixaram a gente bem tranquilo. E agora me sinto muito feliz porque ter a carteira vai me ajudar a pilotar a moto em segurança e, o principal, que é facilitar o meu deslocamento para o trabalho", disse.

Para o Humile Santos, 34 anos, a aprovação no exame prático realizado no micro-ônibus tem um motivo ainda maior. "Sou operador de máquinas leves e para eu subir de cargo e melhorar o salário na empresa, tenho que conduzir máquinas pesadas, mas, para isso, preciso mudar para a categoria D. Hoje, passar nesse exame é um grande passo pra alcançar o meu objetivo", garante.  

Segundo o Detran, os candidatos reprovados nos exames devem aguardar o lançamento do resultado no sistema do órgão e, em seguida, realizar um novo agendamento. A dica é que antes de fazer o reteste, o candidato faça mais um reforço de aulas práticas para corrigir os erros da primeira prova.