Governo e comunidade definem ações para melhorar a segurança em Alter do Chão
Lideranças comunitárias, empresários, as Polícias Militar e Civil, Administração Distrital e a Prefeitura de Santarém participaram, nesta terça-feira (3), de uma reunião no Centro de Governo do Baixo Amazonas para discutir pontos relativos a diversas áreas na Vila Balneária de Alter do Chão, entre eles, a segurança pública.
A reunião contou com a participação do secretário regional de Governo, Olavo das Neves, e dos coordenadores Gilberto Aguiar (Segurança Pública); Zuíla Wanghon (Assistência Social); Osmarina Pires (Saúde) e Gustavo Hamoy (Desenvolvimento e Incentivo à Produção). Falou-se sobre a necessidade do apoio do Estado em relação à inserção de crianças e jovens em atividades de lazer e ações voltadas à educação.
Em relação à segurança pública, o ponto focal da reunião, o Centro de Governo está atuando junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em ações estratégicas para reforçar o contingente de pessoal e a estrutura para melhor guarnecer o local.
"Alguns trabalhos já estão sendo realizados. Estamos com uma demanda, por meio da Coordenadoria de Segurança Pública do Centro Regional, a partir da instalação de câmeras de monitoramento, a exemplo do que já ocorre aqui em Santarém, uma medida que tem ajudado no combate à criminalidade. Estamos em busca de motocicletas para que a Polícia Militar possa melhorar o trabalho ostensivo e também de reforçar o contingente na Delegacia da Vila. A gente sabe das dificuldades que existem em relação à lotação de pessoal. Nossa ideia é manter pelo menos durante o expediente de segunda a sexta, uma equipe completa de Polícia Civil e à noite complementar com plantões remunerados, segundo orientação da Delegacia Geral", exemplificou o coordenador de Segurança, Gilberto Aguiar.
De acordo com o secretário de Governo, Olavo das Neves, o trabalho em Alter-do-Chão depende não apenas da ação dos órgãos de segurança pública, mas da integração de outras áreas: saúde, assistência social, infraestrutura e desenvolvimento. "As demais coordenadorias têm trabalhado para que de maneira conjunta possamos traçar metas para reduzir os impactos e sanar os problemas que hoje atingem a vila balneária", lembrou.
Além da atuação do Estado, a vila terá um Conselho de Segurança, formado por representantes da comunidade e empresários, além dos órgãos públicos, para discutir e buscar a resolução de demandas desse setor.
Avaliação
A avaliação da reunião foi positiva, de acordo com a Administração Distrital da Vila, órgão ligado à Prefeitura de Santarém. O administrador José Carlos Zampietro agradeceu o empenho do Centro de Governo. "Agradecemos a iniciativa do Centro de Governo, que pela segunda vez busca se reunir com os atores envolvidos para resolver os problemas apontados. Esperamos que ações e a parceria com a comunidade frutifiquem em resultados positivos", vislumbra.
Leila Borari, do Movimento Indígena de Alter-do-Chão e do Coletivo de Mulheres, afirma que o processo iniciado, a partir das demandas colocadas, mostra o trabalho compromissado de entes públicos e da comunidade em tentar resolver ou minimizar os problemas elencados. "Saio satisfeita de a gente ter conseguido conversar e ter, nesse diálogo mais próximo com o Estado, pelo menos uma parte mais imediata das questões elencadas resolvidas", disse.