Seap promove doação de hortaliças na Usipaz Cabanagem
Todo o material doado foi plantado, cuidado e colhido pelos internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel. Cerca de 250 pessoas foram beneficiadas
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) distribuiu nesta sexta-feira (11), um kit com hortaliças para os moradores do bairro da Cabanagem. A entrega aconteceu na Usina da Paz, e todo o material doado foi plantado, cuidado e colhido pelos internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI). Aproximadamente 250 pessoas foram beneficiadas com os kits que continham jambú, alface, couve, cheiro verde e chicória. Além disso, também foram doadas 650 pares de sandálias também produzidas pelos internos.
Para Raimundo Gomes, coordenador de trabalho e produção da CPASI, o principal objetivo da doação é promover a ressocialização dos internos da colônia, além de garantir alimentos orgânicos para a população. “Como trabalhamos com a agricultura, parte da produção a gente escoa e faz as doações tanto para a Usina da Paz, quanto em outros lugares parceiros da Seap”, afirma o coordenador.
Ele explica ainda, que o trabalho com as hortaliças visa, além da ressocialização, contribuir para a mudança de perspectiva da sociedade de que o interno gera apenas despesa pro Estado, e mostrar que é possível cumprir sua pena determinada pela justiça e também trabalhar. “Hoje no sistema penitenciário do Estado do Pará, o custodiado tem a oportunidade de trabalhar com remuneração para que possa levar o sustento da sua família, assim contribuindo para a não reincidência do apenado no cárcere”, disse o Raimundo Gomes.
A Seap é uma parceira das Usinas da Paz, e a unidade da Cabanagem em especial já conta com uma sala de reinserção social, que faz os atendimentos de assistência aos egressos e as famílias dos custodiados.
De acordo com Ivanilda Vieira, coordenadora geral da Usina da Paz da Cabanagem, o projeto das hortaliças sempre tem uma grande adesão do público. “Nós fazemos um planejamento baseado no quantitativo de kits que a Seap vai doar, e organizamos de uma forma que a gente possa atender a todos com satisfação, porque às vezes é difícil você colocar uma quantidade de pessoas e não dá para todo mundo”, diz Vieira
Katia Regina, moradora do bairro da Cabanagem há 35 anos, conta como as ações da Usina da Paz tem beneficiado a população. "Hoje eu estou aqui para receber mais um benefício que são as hortaliças. Aqui tem muitas pessoas que passam necessidade, e essa é uma grande oportunidade que estamos recebendo, essas hortaliças e os cursos ajudam muitas pessoas, eu mesma já tive muito oportunidade aqui. Só tenho que agradecer", finalizou Kátia Regina.
Texto: Kaila Fonseca e Yasmin Almeida - Ascom/Seap