Seaster promove agenda de atividades no "Mês da Primeira Infância"
Como parte das atividades que integram o "Agosto - Mês da Primeira Infância", a Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster), através da Diretoria de Assistência Social (DAS), promove uma série de atividades de capacitação e formação aos gestores, supervisores e entrevistadores que executam o programa Criança Feliz em 133 municípios paraenses.
A programação iniciou com o Encontro Regional Norte: Amapá e Pará, evento que encerrou nesta sexta-feira, 11, e promoveu a capacitação das equipes técnicas de visita domiciliar do Polo de Macapá, uma agenda integrada de diálogos e debates para capacitar e orientar gestores municipais, coordenadores de Cras e técnicos do Estado. Também foram convidados para participar da programação, equipes que executam o 'Criança Feliz' em Afuá e Chaves.
“Neste período pós-pandemia, ainda não havíamos tido este encontro, que é extremamente necessário para ouvirmos e conhecermos mais o programa. Em função da rotatividade de muitos visitadores, houve a necessidade de qualificá-los novamente, para termos equipe técnica qualificada e preparada para as visitas domiciliares, fazendo, assim, acontecer o objetivo principal do Criança Feliz nos municípios”, pontua a coordenadora estadual do Programa Criança Feliz do Estado do Amapá, Patrícia da Silva.
O 'Criança Feliz' é uma das ações concretas estabelecidas a partir da política de primeira infância nacional. No Pará, a Seaster é quem executa o programa, uma das principais estratégias para acompanhar o desenvolvimento de crianças e mães gestantes.
Michele de oliveira, técnica de referência do Cras no município de Afuá, está participando da capacitação em Macapá e reforça a importância dos encontros para a discussão das especificidades de cada região.
“É uma grande satisfação. Nos sentimos honradas e felizes em estar participando dessa capacitação. Aqui nós temos contato com os multiplicadores estaduais, tanto da Coordenação Estadual do Amapá, quanto os multiplicadores que vieram do Pará para estar compartilhando seus conhecimentos. Como bem sabem, Afuá é um município distinto, pois lá não possuímos transporte motorizado, então utilizamos bicicletas como principal meio de transporte para realizar o trabalho, o que faz com que a execução do programa tenha essa especificidade. Com certeza isso fluirá de forma positiva em nosso trabalho e iremos levar para nosso município”.
"Este encontro teve como ponto alto a troca de experiências sobre território, mas de forma diferenciada por conter, em sua maioria, populações ribeirinhas, comunidades distantes, aquilo que bem conhecemos como ‘fator amazônico’. Tivemos aqui a oportunidade de apresentar aquilo que une os Estados, discutir desafios e, acima de tudo, propostas para o avanço do programa em nossas regiões”, disse o coordenador do Criança Feliz no Pará, Antônio Sena.
Data - No mês de julho, a Presidência da República sancionou a Lei nº 14.617, que institui o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância. A Lei visa promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até 6 anos de idade e a suas famílias. Além de garantir ações integradas, nos âmbitos nacional, estadual, distrital e municipal, com o objetivo de promover educação continuada e valorização dos profissionais que atuam com crianças na primeira infância e o investimento na primeira infância, com vistas à promoção e ao desenvolvimento de políticas, de programas, de ações e de atividades para garantir prioridade e efetivação dos direitos a este público.
Ao longo do mês de agosto as atividades realizadas pela secretaria continuam na região do Marajó e alcançarão representantes de 14 municípios.