Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Ação de limpeza garantiu segurança e preservação ambiental em Salinópolis

Mais de 10 mil toneladas de resíduos foram recolhidas das praias e vias do município

Por Lilian Guedes (PC)
11/08/2023 15h40

No município de Salinópolis, nordeste paraense, o Governo do Pará em parceria com a Prefeitura, iniciou no final do mês de junho uma grande ação de limpeza para garantir a manutenção dos espaços públicos, pontos turísticos e das praias mais procuradas no período de férias escolares. Gerenciado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a iniciativa buscou garantir a segurança da população e turistas, bem como o conforto, comodidade e a preservação ambiental. 

Do dia 26 junho até 6 de agosto, foram contabilizadas mais de 10 mil toneladas de entulho e aproximadamente cinco mil toneladas de lixo recolhidos em todo o município. A equipe com cerca de 45 trabalhadores executou serviços de varrição, retirada de lixo doméstico e entulhos das praias do Maçarico e Atalaia, além da desobstrução de esgoto. Para isso, foram utilizados, diariamente, equipamentos essenciais, como a caçamba, retroescavadeira, pá mecânica, visando garantir a manutenção da limpeza urbana para a melhoria da infraestrutura, mobilidade urbana e trafegabilidade. 

Quem frequentou as praias no período de férias escolares, avalia a ação de maneira positiva. Para a pedagoga Amanda Pereira, moradora do município de Bonito, reforçar a importância da coleta de lixo é uma ótima iniciativa e exemplo, principalmente para o seu filho Pedro Henrique, de 4 anos. 

“Eu acho importante a conscientização, porque é uma praia, um ambiente familiar, são pessoas que vêm aqui com a sua família e não há porque deixar o lixo jogado aí. A gente trouxe sacolinhas, tá juntando o nosso lixo, tem várias lixeiras na barraquinha. Então, não há necessidade de jogar o lixo no chão, portanto essa iniciativa é muito importante não só pra recolher, mas também para orientar as pessoas a descartar o lixo no lugar correto, bem como os donos das barracas. A iniciativa está de parabéns, é um primeiro passo e tomara que nos próximos anos a gente veja essa diferença”, disse a pedagoga. 

A ação do Governo do Pará foi fundamental para assegurar a preservação do meio ambiente e de moradores e turistas que frequentaram os principais balneários do Estado do Pará, como enfatiza o secretário de Obras do Estado, Ruy Cabral.

“O Governo do Pará, por meio da Seop, não tem medido esforços para garantir que Salinópolis continue prosperando e preservando as praias, a faixa de areia, assim como as vias públicas, para a valorização do meio ambiente e bem-estar de todos para que a infraestrutura e saúde pública também sejam preservados. Nossa ação seguiu até o início de agosto quando naturalmente há diminuição do fluxo de pessoas”, disse o secretário.

A ação também contribuiu para quem trabalha transitando pela faixa de areia, e que fica mais tranquilo e em segurança ao andar sem correr o risco de se machucar, como o vendedor de óculos Anderson Garcia. 

“É muito bom, né, deixar as praias limpas, as crianças brincam por aqui e andam descalças, um perigo, acontecem acidentes. Temos que ficar sempre andando atentos, tem amigos que vendem água de coco e já vi casos de carrinho com pneu furado e atrapalha o nosso trabalho. Todo mundo tem que contribuir para deixar a praia limpa”, disse o vendedor.