Sedap reúne secretários da Amazônia para debater sobre sistema de rastreabilidade
Evento aconteceu na 3ª Reunião da Câmara Setorial da Agricultura e Economia Verde na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca
Nesta sexta-feira, 11, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) aconteceu a 3ª Reunião da Câmara Setorial da Agricultura e Economia Verde, com os secretários estaduais da Amazônia. Em pauta, o sistema de rastreabilidade que vai permitir mapear o território agrícola.
Conforme a Sedap, o sistema Global Field é uma "linguagem universal" para localização e trocas de dados no setor agrícola. Já existem vários formatos e sistemas de identificação em todos os aplicativos, mas com esse sistema será possível ter uma única referência para cada unidade territorial, maior facilidade de compartilhamento de dados no setor e melhor extração de valor na cadeia de fornecimento.
De acordo com o secretário Giovanni Queiroz, a reunião foi discutiu demandas em comum com profissionais da área de projetos e da área de licença técnica. "Essa empresa apresentada pode disponibilizar informações importantes para o planejamento de ações no setor do agro".
Marcelo Brito, presidente executivo do Consórcio Interestadual da Amazonia Legal comentou que a reunião é um trabalho de colaboração pré-competitiva. "A reunião de agricultura e bioeconomia está na construção de modelos de um trabalho conjunto de todos os estados na obtenção de dados, ferramentas, acesso à informação para que a gente possa construir políticas públicas robustas para a agricultura, agricultura familiar e bioeconomia nos estados da Amazonia".
Participaram da reunião os Secretários de Agricultura de Roraima, Mato Grosso, Acre e Pará além de colaboradores da câmara setorial de outras instituições.