Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Programação do Dia dos Pais do Abelardo Santos proporciona cuidado e acolhimento

Com a ajuda de voluntários, pais internados na unidade ganharam novo visual e homenagens

Por Ascom (Ascom)
10/08/2023 15h21

Uma manhã para cuidar da aparência e resgatar a autoestima foi proporcionada para os papais internados no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, nesta quinta-feira (10). A programação em alusão do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (13), contou com uma barbearia itinerante que passou pelas varandas de alguns andares da unidade, mudando o visual e melhorando o dia de diversos pacientes.

Foi o caso do agricultor Antônio Carlos de Azevedo, de 67 anos, que é pai de três filhos e está internado desde o dia 17 de maio deste ano. Natural do município de Oriximiná, no oeste paraense, a família buscou atendimento no Abelardo Santos devido ser uma unidade de referência. Quando chegou em Belém, passou por consulta com o especialista da unidade, mostrou exames e apontou problema renal. Logo iniciou a hemodiálise e logo sentiu melhoras. “Como estou aqui há bastante tempo, essa ação foi bem legal. Meu cabelo ficou desse jeito " sorriu.

"Lá em Oriximiná não tinha recursos, então trouxe meu pai para a capital. Aqui ele pode ser melhor cuidado. Acho que tem cerca de seis anos que não passava o Dia dos Pais com ele. Ele ficou lindo de cabelo cortado”, elogiou.

Quem também gostou da nova aparência foi o pedreiro Ronilson Paraense, de 35 anos, e está na unidade desde o dia 13 de julho. Ele foi encaminhado do município de Salvaterra, localizado na ilha do Marajó para o Abelardo Santos, devido a complicações renais.

“Cheguei aqui para uma consulta e fui logo internado e Iniciei a terapia de hemodiálise. Estava precisando cortar o cabelo. Gostei bastante, a gente fica até mais novo. Tenho uma filha de 15 anos e falo com ela todo dia, agora ela vai me ver com um novo visual”, comentou.

Cuidado - A supervisora do setor de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, ressalta que a ação realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HRAS, traz um impacto significativo no estado emocional dos pacientes, devido celebrar uma data importante para quem tem filhos e resgatar a autoestima de quem está internado por muito tempo.

“Em um ambiente hospitalar, embora o corte de cabelo possa parecer uma atividade secundária, sua realização pode trazer diversos benefícios para pessoas hospitalizadas. Eles se sentem mais dignos e confiantes durante o processo de tratamento. Isso contribui para saúde e bem-estar geral. Vale ressaltar que durante a mudança de visual, eles ainda escolhiam a música que queriam ouvir”, pontuou. 

Voluntariado - O cabeleireiro Vicente Silva, responsável pelo projeto Tesourinha do bairro Águas Lindas, na região metropolitana de Belém, fez questão de trazer sua equipe de forma voluntária para realizar a ação.

“Cada pessoa da minha equipe tem uma história para contar, eu mesmo sou renal crônico. E, hoje mesmo com uma bolsa, faço esse projeto para ajudar outras pessoas que estão tristes e vulneráveis”, enfatizou.

Humanização - A diretora-geral do Abelardo Santos, Aline Oliveira, destaca que além dessas ações, a unidade dispõe de projetos para acolher os pacientes e acompanhantes durante o período de permanência no hospital para reforçar o cuidado humanizado.

“Contamos com diversas iniciativas que contemplam o incentivo à leitura, eternizamos por meio da pintura da placenta o momento do nascimento, oferecemos apoio religioso, curso de orientação para gestantes, além das datas comemorativas especiais que são sempre lembradas e celebradas no hospital”, elencou a gestora.

Serviço - O Hospital é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

 

Texto: Ascom HRAS