Secretário adjunto da Seduc toma posse no Conselho Estadual de Educação
Posição tem papel fundamental para determinação de políticas públicas para as redes de ensino do Pará
Nesta quinta-feira (10), o Conselho Estadual de Educação do Pará nomeou três novos conselheiros para a composição de seu corpo colegiado. Júlio Meireles, secretário adjunto de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação (Saeb-Seduc), Victor Dias, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional Tecnológica (Sectet) e Washington de Correia da Sectet são os novos integrantes responsáveis por pensar a educação básica, tecnológica e superior no estado.
De origem ribeirinha, nascido em Cametá, e com uma extensa trajetória profissional nos estados do Amazonas e Brasília, o secretário adjunto de Educação Básica da Seduc comemorou em poder contribuir para a educação do seu estado.
“Hoje é um dia muito especial para mim, por poder compartilhar desse momento único no meu estado de origem. Quero dizer a cada conselheiro que pode contar com a Seduc, para que possamos somar esforços em prol de um estado gigantesco, plural, mas que acima de tudo, é um estado que tem orgulho da sua culinária, da sua cultura, da sua diversidade. Podemos ir muito longe, para que nossa população e nossos estudantes possam ter orgulho da escola e da educação que oferecemos. Esse é o meu propósito aqui”, declarou Júlio Meireles.
No ato de posse, Victor Dias ressaltou como a nova posição reflete em sua história pessoal. “Quero reforçar minha satisfação em fazer parte desse Conselho e do que tratamos aqui, o bem mais precioso que nós temos, que são o futuro de nossos jovens. Seja no ensino fundamental, no ensino médio ou no nosso ensino técnico profissionalizante, temos aqui uma função nobre de planejar o futuro dessas crianças, desses jovens. Para mim, esse momento tem um significado especial, uma vez que meu pai foi conselheiro e participou intensamente dos debates de educação. Vejo essa nova missão também como pessoal, uma forma de honrar o que meu pai sempre sonhou para a educação. Tenho certeza de que com todos vocês vamos entregar para sociedade uma melhor educação e deixar marcada a história do Pará”, disse.
Washington de Correia, diretor de Educação Superior e Profissional da Sectet destacou os desafios que o cargo traz.
“Enquanto diretor de Educação Superior e Profissional, é um desafio estarmos hoje aqui e vamos seguir dialogando com os membros desse Conselho de Inovação. Ontem, conversando com o nosso secretário, ele ratificou cada vez mais a importância de diálogo nesses assuntos que têm foco a educação do estado do Pará”, comentou.
A presidente do Conselho Estadual de Educação, Maria Betânia, comemorou a chegada dos novos integrantes ao corpo do colegiado e frisou que o objetivo é ter integrantes plurais para alcançar as diversas características do Pará.
“Estou muito feliz de vocês poderem vir contribuir conosco nessa direção. Iniciamos o dia de hoje com três posses significativas para esse Conselho. Conversando com o secretário de Educação Rossieli Soares, é impossível pensar educação para o Pará se não houver assento no Conselho para educação indígena, ribeirinha, quilombos, para uma série de condicionantes que estão na nossa educação do estado. Se o Conselho do Estado do Pará não for diferente da composição de outros estados que não compõem a Amazônia, então ainda precisamos caminhar”, concluiu.