Hospital Galileu mantém o selo Acreditado ONA Nível 3
Após nova auditoria realizada na unidade em junho desse ano, todos os requisitos exigidos revisitados foram aprovados pelos auditores responsáveis
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, o Hospital Público Estadual Galileu, localizado em Belém, passou, no período de 21 a 23 de junho desse ano, por uma reavaliação detalhada, realizada por uma equipe da Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), com o objetivo de manter a acreditação ONA nível 3 da unidade.
O processo verificou pontos de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, e gestão integrada entre os processos.
O propósito da auditoria de manutenção foi checar se os quase 1.500 requisitos que levaram o HPEG à conquista de sua Recertificação em Excelência em Gestão ONA Nível 3, em abril de 2022, foram mantidos e também melhorados.
Para Rômulo Rodovalho, secretário estadual de Saúde, ter um hospital com acreditação e reconhecimento é motivo de orgulho e vigilância. “Pela nossa qualidade, somos, o tempo todo notados, avaliados. Precisamos manter nosso trabalho sempre regrado e buscando evoluir. Ter o selo nível 3 mantido é para comemorar. Registro aqui os meus parabéns à equipe”, pontua.
O resultado foi positivo e, mais uma vez, os auditores da Fundação Carlos Vanzolini comprovaram que o HPEG é uma instituição com maturidade institucional e excelência em gestão. No relatório emitido pela Fundação foram destacados entre os pontos fortes: a implantação e disseminação do Programa de Integridade e Compliance; a constituição do Comitê de Integridade, Política Institucional de Consequência para Erros e Violações aplicadas, a criação do projeto “O que Importa Para Você”; a aplicação do projeto Lean no Centro Cirúrgico; além da aplicação concreta da Política Institucional de Humanização. O modelo de governança sustentado pelas premissas do Quíntuple Aim e o programa “Emprega Mais Mulheres” também foram destaque na avaliação.
As metodologias de acreditação em geral, sejam elas nacionais ou internacionais, representam uma estratégia para garantir a eficiência na gestão de recursos.
“O HPEG, sendo uma instituição pública, 100% SUS, precisa gerir com sabedoria os recursos repassados pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), garantindo aos nossos usuários o atendimento das metas contratuais quantitativas e qualitativas estabelecidas no nosso contrato de gestão firmado com o Governo, além de cumprir com os direitos constitucionais dos usuário do SUS”, explica Paula Narjara, gerente de qualidade institucional do ISSAA, organização social sem fins lucrativos responsável pela gestão, em parceria com a Sespa, do Galileu.
Trabalho em equipe. É assim que Liliam Gomes, diretora-executiva do Hospital Galileu, define a conquista. Segundo a gestora, para o HPEG, conseguir a comprovação de ter mantido seu Nível 3 em Excelência em Gestão há um esforço coletivo todos os dias.
“Em um hospital, os desafios são inúmeros, a todo momento, mas quando se tem propósito claro de oferecer a melhor experiência ao paciente, colocando-o no centro das tomadas de decisões, grandes feitos são possíveis. O sucesso jamais estará em uma única ou duas pessoas, mas sim, em um time engajado e decidido a melhorar a vida dos que mais precisam de ajuda em momentos delicados de suas vidas. E esse espírito de compromisso e compaixão transforma o mero ato do trabalho em significado existencial coletivo e pessoal”, defende.
Acreditação ONA - A metodologia de certificação possui 3 níveis de acreditação: Acreditado Nível 1, Acreditado Pleno Nível 2 e Acreditado com Excelência em Gestão Nível 3.
A avaliação compreende as instituições que possuem estágios de maturidade diferente e as audita. Após a obtenção de uma destas acreditações, periodicamente, a instituição se submete a duas outras auditorias, as quais são chamadas de “Manutenção”, quando os auditores verificam se os requisitos de qualidade permanecem mantidos.
Caso sejam, a instituição segue acreditada, isto é, com sua acreditação mantida; por outro lado, perde a acreditação na hipótese de não conseguir comprovar que, após 1 ano, sustenta os requisitos de excelência que deram causa a sua acreditação anterior.
*Hospital* - A unidade, localizada na avenida Mário Covas, 2553, realiza na especialidade de ortopedia, cirurgias de fraturas de baixa e média complexidade, exceto fraturas de fêmur, quadril, coluna e próteses. São realizados no HPGE também, procedimentos de fratura diafisária da tíbia, fratura distal do antebraço e mão, osteomielite crônica e aguda.
O Hospital com 104 leitos de internação, mantém, ainda, o serviço de reconstrução e alongamento ósseo, cirurgias de traqueia e urológica, como hiperplasia prostática benigna, exclusão renal e triagem com biópsia de próstata.
Texto: Ascom Galileu