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Hospital Abelardo Santos implanta pesquisa digital de satisfação de usuário

Inserção de tablets na rotina da unidade tem o objetivo de garantir uma participação mais ágil para os usuários, melhorar a gestão dos dados e reduzir o uso de papéis

Por Ascom (Ascom)
10/08/2023 08h50

A pesquisa de satisfação faz parte da rotina de estabelecimentos de saúde que apostam na melhoria contínua e que se preocupam com a qualidade dos serviços e atendimentos prestados aos usuários. Com a ajuda do uso de tablets, agora, no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, ficou mais fácil dar sugestões e até mesmo registrar críticas que ajudem a melhorar o serviço da unidade, além reduzir o uso de papéis. 

A supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Mabelle Palha, explica que a pesquisa é realizada pela equipe do SAU, e que com o novo apoio da tecnologia digital, as pessoas poderão participar da avaliação com os dados inseridos diretamente na rede interna, facilitando a gestão desses dados. 

“A pesquisa é um termômetro poderoso, pois ajuda a corrigir falhas e a melhorar as rotinas de atenção a pacientes e familiares. O questionário gera informações que ajudam a melhorar todo dia o atendimento, e agora com essa proposta de realizar as pesquisas através dos tablets, aumenta ainda mais o interesse deles por esse canal de comunicação em diversos setores, como ambulatório, serviço de imagem e internação”, frisou. 

Os tablets estarão conectados através de um sistema e as notas serão tabuladas, com possibilidade de indicação de notas de 0 a 10 pontos. No questionário, estarão presentes tópicos como limpeza e conforto de instalações, informações prestadas a pacientes e familiares, indicações de acesso a serviços, tempo de espera e qualidade de atendimentos prestados pelos profissionais que atuam na unidade.

Além disso, a sensação de segurança no hospital, a qualidade de refeições servidas e também informações sobre o acesso a medicamentos e prescrições médicas, entre outros itens, serão alvo da avaliação.

“Mesmo com o uso da tecnologia, outros questionários impressos também ficarão dispostos em diversos locais de fácil acesso; eles ajudam a colher impressões dos que são atendidos pelo hospital”, reforçou. 

Experiência - Sara Reis, de 40 anos, que se desloca de Ananindeua, na região metropolitana, para fazer acompanhamento com cirurgião vascular do HRAS, conta que não teve dificuldade em participar da pesquisa. 

“Toda a equipe daqui é maravilhosa, médicos, enfermeiras, nutrição e higienização. Hoje estou em consulta ambulatorial, mas já estive internada para fazer o desbridamento no meu pé. E fui muito bem acolhida. Se eu pudesse, dava nota mil para todos”, sorriu. 

Alessandra Silva, de 33 anos, também precisou de alguns serviços da unidade, principalmente, o de neurologia. “É muito bom ter um espaço para expressar a nossa opinião, independente de elogios ou críticas. Por exemplo, o porteiro daqui é sempre muito atencioso e prestativo”, elogiou. 

A diretora geral do Abelardo Santos, Aline Oliveira, destacou que o SAU é um setor importantíssimo dentro do hospital, uma ferramenta de gestão, estabelecendo uma comunicação entre o usuário e a instituição, buscando elevar os patamares de qualidade de atendimento. 

“O uso de tablets para pesquisa de satisfação é um projeto que reforça as boas práticas em gestão da saúde e reflete esforços em gestão da inovação, em responsabilidade socioambiental e em melhoria contínua”, ponderou. 

Serviço:
Gerenciado pelo Instituto Mais Saúde, o HRAS tem 340 leitos, entre clínicos, cirúrgicos, de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com perfil de atendimento neonatal, pediátrico e adulto.

O HRAS é referência em especialidades como vascular, ginecologia, nefrologia, neurocirurgia, cirurgia torácica, mastologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, além da obstetrícia e pediatria.

Texto: Ascom HRAS