Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO AO SETOR PRODUTIVO

Codec debate desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental

Por Tarcya Amorim (CODEC)
08/08/2023 13h07

Com o intuito de elevar assuntos voltados para o desenvolvimento econômico na Amazônia, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC), participou de evento realizado pela Federação do Comércio do Pará (Fecomércio), “Caminhos para a prosperidade na Amazônia - economia, sociedade e meio ambiente, o equilíbrio indispensável”. 

O encontro aconteceu na segunda-feira (7), e reuniu representante da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), empresários e lideranças, além de gestores voltados para o desenvolvimento econômico do Pará e Amazonas para discutir estratégias de investimentos privados e públicos para desenvolver, ainda mais, o potencial industrial e comercial da Amazônia de forma sustentável. 

O diretor da Codec, Pádua Rodrigues, prestigiou o seminário e frisou a importância de debater temas voltados para o setor econômico socioambiental. “A temática é muito importante e estratégica para o futuro da Amazônia e o Pará tem uma posição extremamente importante e tem se colocado veemente na discussão de temas voltadas para questões ambientais e econômicas da nossa região. Todo debate, toda discussão é importante para construirmos um entendimento mais consensuado, para aquilo que os amazônidas precisam para se desenvolver melhor, sem deixar de atentar para as questões de sustentabilidade”. destacou o diretor. 

Com a realização da Cúpula da Amazônia, quando o mundo está voltado para o Pará, o presidente da Fecomércio, Sebastião de Oliveira Campos, destacou que “o objetivo do seminário é mostrar aos amazônidas e aos paraenses, especialmente, o principal ponto que é preservar a floresta, mas com desenvolvimento econômico.” finalizou. 

Um dos palestrantes do seminário, Fábio Gouveia, assessor da empresa Bertolini -  Empresa especializada no fornecimento de soluções para armazenagem e movimentação de cargas - produz até 300 toneladas de polpa açaí em uma balsa e diz que é possível realizar desenvolvimento econômico respeitando o meio ambiente

“A ideia da balsa é levar uma indústria itinerante para mais perto do produtor, então a gente leva a balsa pra quem mais precisa, pra quem tem mais dificuldade do escoamento do seu açaí. É um projeto extremamente sustentável, a gente capta a água do rio, filtra e transforma em água potável e devolve ela mais limpa do que a gente pegou”, explicou. 

No que tange a energia, Fábio Gouveia também pontuou a sustentabilidade ao desenvolver energia “90%, 95% da energia elétrica também é vapor, resultante da queima do caroço de açaí, somado a energia solar e um parque de baterias. Então a gente usar energia renovável, água de qualidade aproveitada e o caroço de açaí queimado nesse processo, então a gente tem a sustentabilidade de todos os lados, tanto a ambiental quanto econômica”. disse o assessor. 

A Amazônia é a maior reserva natural do planeta. De acordo com o (IBGE), a região soma 29 milhões de habitantes e sua discussão sobre a contribuição para os superávits é indispensável para o setor comercial. 

O evento - contou com diversos temas, entre eles “Melhoria da infraestrutura e logística de transportes como fator da prosperidade na Amazônia”, apresentação do Presidente do Sindicato da Indústria de Construção Naval do Pará.

Com a palestra “PROPARÁ - Agronegócio Competitivo”, apresentado por Carlos Xavier, presidente da Federação Agricultura e Pecuária do Estado do Pará. Case “Fábrica flutuante de açaí da Bertolini” apresentado pelo assessor da presidência das empresas Bertolini, Fábio Gobeth. “Os desafios do empreendedorismo na Amazônia”, por Paulo D’Carli, presidente da Dessana Mining.

Palestra “Desenvolvimento e prosperidade para a conservação da floresta” por Antônio Azevedo - Presidente do Grupo TVLar “ Agregação de valor à produção regional” com apresentação do do Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará, Douglas Alencar.