Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Sespa oferta vacinas e atendimento ambulatorial a participantes do 'Diálogos da Amazônia'

O governo do Estado, anfitrião do evento, garante o pronto atendimento a qualquer participante

Por Caroliny Pinho (SESPA)
04/08/2023 22h52

O público que participou do primeiro dia oficial do evento “Diálogos da Amazônia”, realizado no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, até o próximo domingo (06), tem acesso a dois espaços de saúde: o ponto de vacinação na área externa e o atendimento médico e ambulatorial no térreo, próximo à entrada do auditório principal. A expectativa é que durante os três dias cerca de 10 mil pessoas passem pelo Hangar, por isso a necessidade de oferecer serviços de saúde rápidos e eficientes aos participantes.

“Nossa equipe está empenhada em realizar o melhor trabalho possível para atender um evento tão importante como esse. Nossa preocupação é garantir o pronto atendimento a qualquer participante que venha a ter algum mal-estar e precise desse socorro. No entanto, outra preocupação foi também aproveitar essa oportunidade para trazer a vacina para mais perto da população. Por isso, queremos convidar a todos que estão aqui para visitar nosso ponto de vacinação, que está próximo ao estacionamento, para atualizar sua caderneta”, informou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.Essencial para prevenir doenças, a vacinação é um dos serviços oferecidos pela equipe da Sespa

São ofertadas doses contra Covid-19 (esquema básico e reforço com a bivalente), Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral e Hepatite B. “Nós estamos na Amazônia, e a nossa região é endêmica para a Hepatite B. É muito importante tomar essa vacina. Para vacinar basta chegar ao nosso posto trazendo documento oficial, e de preferência com a carteira de vacinação. Caso a pessoa não tenha, nós providenciamos uma nova carteira, e a vacinação é realizada na hora”, garantiu Carmem Carneiro, técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A vacinação é válida para brasileiros e estrangeiros. Para facilitar a comunicação há intérpretes no local, que estão trabalhando com as equipes de saúde para explicar os protocolos para receber a dose.

Incentivo - A pesquisadora Lídia Lacerda, participante do evento, recebeu vacina contra Influenza e reforço contra a Covid, e aproveitou para iniciar o esquema contra Hepatite B. Ela contou que a falta de tempo livre dificultou a ida a um posto de saúde, por isso ainda não havia se vacinado.

“É muito importante ter ações como essa sendo ofertadas, pois muitas pessoas não têm feito o reforço contra a Covid. Então, se a gente for esperar que as pessoas procurem a vacina nos postos de saúde talvez nem todos consigam se vacinar. Um evento como esse, de grande circulação, com pessoas de vários países, é um grande incentivo”, afirmou.

Nesta sexta-feira (04) foram realizadas 68 vacinações. O atendimento prossegue até domingo (06), das 09 h às 21 h.

No espaço de atendimento ambulatorial foram realizados 28 procedimentos. O local está preparado para atender casos mais leves. Há duas ambulâncias à disposição para os casos mais graves, com internações no hospital de retaguarda.

As queixas mais recorrentes nos atendimentos realizados foram dores na cabeça, náuseas, vômito e desidratação. “Recomendamos a todos que não esqueçam a ingestão de água. Nossa cidade é muito quente, e muitos turistas não estão acostumados com o clima e a culinária, por isso acabam apresentando quadros de mal-estar. É muito importante prevenir para evitar situações mais sérias”, orientou a médica Camylla Rocha.