Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Militar forma mais 461 agentes no Curso de Adaptação à Graduação de Sargento

A capacitação ocorreu em seis polos do Estado, após 13 semanas de aulas totalmente presenciais

Por Edson Costa (PM)
05/08/2023 15h03

Os formandos de Belém participaram da solenidade no pátio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de PraçasA Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento-Geral de Educação e Cultura (DGEC), realizou na sexta-feira (4) solenidade militar alusiva à formatura de 461 alunos do Curso de Adaptação à Graduação de Sargento (CGS)/2023 - Turma I, em seis polos do Estado. As cerimônias foram realizadas simultaneamente nos seis polos de formação: Belém, Ilha de Mosqueiro (distrito da capital), Castanhal, Capanema, Marabá e Santarém.

Em Belém, a solenidade foi realizada no pátio de formatura do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), presidida pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, com as presenças de familiares dos 271 formandos da capital. Autoridades civis e militares também participaram do evento, tendo à frente o comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior. 

“Nós iniciamos essa semana, aqui, neste mesmo lugar, apresentando à sociedade paraense mais de R$ 9 milhões em equipamentos, que foram entregues para a Polícia Militar, e hoje nós encerramos a semana com novos investimentos, dessa vez na capacitação e valorização de 461 policiais militares. A PM do Pará está na situação de vanguarda em relação a outras polícias brasileiras”, assegurou o secretário Ualame Machado.

Investimentos - Iniciado no dia 08 de maio de 2023, com uma matriz curricular contendo 17 disciplinas, distribuídas em carga horária de 571 horas/aula, o CGS 2023 - Turma I foi o primeiro realizado totalmente presencial.

Coronel Dilson Júnior destacou a evolução no currículo do CGS“Após 13 semanas de dedicação exclusiva aos estudos, e com curso 100% presencial,  os formandos adquiriram conhecimentos em disciplinas como ‘Operações em Áreas de Selva’ e ‘Treinamento de Tiro’, com prática de tiro. Essa evolução no currículo do CGS vai propiciar melhoria na qualidade de formação desses militares que preencheram, agora, um dos principais requisitos para promoção a 2° sargento”,  frisou o coronel Dilson Júnior.

“Assim como uma engrenagem, o aluno CGS formado no Cfap é o resultado de múltiplos esforços. Aqui o respeito e a dignidade perante os alunos são valores inquestionáveis para a boa convivência acadêmica, e para que o processo de ensino tenha resultados satisfatórios. Nossa nobre turma do CGS foi acompanhada por nosso corpo docente com total profissionalismo, respeito e empenho”, ressaltou o comandante do Cfap, tenente-coronel Alan Raiol.

Polos no interior - Além dos polos em Belém, Ilha de Mosqueiro e Castanhal, situados na Região Metropolitana, o Curso de Adaptação à Graduação de Sargento foi realizado nos municípios de Capanema (Nordeste), Santarém (Oeste) e Marabá (Sudeste).

Em Marabá, a cerimônia de formatura ocorreu no auditório de uma faculdade particular, no centro da cidade. Além do comandante de Policiamento Regional II (CPR II), coronel Davyd Sarah, o evento contou com a presença do secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.

“Aqui, em Marabá, 37 policiais militares concluíram com êxito o Curso de Adaptação à Graduação de Sargento, e estão aptos a liderar pelotões destacados, e também a parte administrativa, aliada à técnica policial militar”, informou o coronel Davyd Sarah.