Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2024
Estudantes, entre 15 e 18 anos, interessados na iniciativa têm até 13 de agosto para se inscreverem
Estudantes da rede pública que estejam cursando ensino médio e tenham entre 15 e 18 anos já podem se inscrever no programa Jovens Embaixadores 2024. Promovido pela Embaixada e Consulado dos EUA no Brasil e implementado pelo Grupo Mais Unidos, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), o programa oferece 50 vagas para um intercâmbio de duas semanas nos EUA que ocorrerá do dia 19 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024.
As inscrições seguem abertas até o dia 13 de agosto e podem ser feitas através do site: https://www.jovensembaixadores.org.br/. Os estudantes inscritos passarão pelo processo seletivo do programa, que consiste em nove etapas, como a inscrição no site oficial e avaliação escrita, que será em inglês e online.
O aluno, João Henrique Vasconcelos, de 17 anos, da Escola Diocesana São Francisco, de Santarém, foi um dos 50 estudantes do Brasil selecionados para o intercâmbio, na edição passada, uma vivência inesquecível, segundo ele.
“Foi a melhor experiência da minha vida, pois eu consegui sair daqui de Santarém e ir para outro país. Visitei várias instituições, incluindo uma, que me lembrava muito meu trabalho voluntário, que realizo na minha cidade. Conheci pessoas de vários Estados, países e culturas diferentes da minha e contar sobre Santarém para elas, foi algo maravilhoso”, disse emocionado.
A iniciativa é voltada para jovens da rede pública de ensino com espírito empreendedor que, por meio de projetos e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.
Jovens Embaixadores - Criado em 2003, o Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos.
Atualmente o Programa é implementado por todo o continente americano e conta tem a versão para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. A iniciativa já envolveu 798 jovens brasileiros.
Texto de Clayton Santos / Ascom Seduc