Santa Casa contribui com a prevenção e a recuperação da saúde em diferentes etapas da vida
Só no primeiro semestre de 2023, os ambulatórios do hospital realizaram mais de 40 mil atendimentos a pacientes de todo o Estado
Paciente Ruth LopesHospital de referência para a saúde materno-infantil, a Santa Casa presta anualmente assistência hospitalar a milhares de pacientes encaminhados para a instituição, e também realiza ações de prevenção à saúde de pacientes acompanhados nas unidades ambulatoriais do hospital.
Só no primeiro semestre de 2023, os ambulatórios do hospital realizaram mais de 40 mil atendimentos a pacientes de todo o Estado, de recém-nascidos até idosos.
Entre esses serviços de referência está o Ambulatório da Mulher, que realizou nos últimos quatro anos mais de 80 mil atendimentos multiprofissionais majoritariamente voltados ao acompanhamento de grávidas de alto risco, como a dona de casa Ruth Lopes, de 38 anos, do município de Igarapé Açu, encaminhada para o serviço no quinto mês de gestação por conta de pressão alta e hipotireoidismo.
"Tenho recebido muita atenção da equipe que realiza o pré-natal aqui na Santa Casa. Tenho feito consultas com a ginecologista, endocrinologista, enfermeira e até nutricionista e psicóloga. Além disso faço todos os exames pra ver se o meu bebê está bem. A minha gravidez voltou a ser tranquila e estou bem estável e esperando o nascimento do meu filho com saúde agora em agosto", acredita a paciente.
Enfermeira Diana LobatoAlém das gestantes, os ambulatórios da Santa Casa garantem cuidados especializados para bebês prematuros nascidos na maternidade do hospital e crianças de zero a doze anos encaminhadas pela rede de saúde ao hospital.
Entre as especialidades médicas dos ambulatórios estão cirurgia pediátrica, cardiopediatria, endócrino pediatria, gastropediatria, hepatologia infantil, neuropediatria, neurocirurgia, otorrinolaringologia, ortopedia pediátrica e urologia pediátrica. Nos dois ambulatórios também são realizados atendimentos multiprofissionais em enfermagem, psicologia, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e nutrição.
“A Santa Casa é um exemplo de atenção integral à saúde. Acompanhamos com excelência desde o atendimento ao pré-natal de risco, a transplantes hepáticos, passando por diversas outras especialidades em pediatria e assistência a adultos, de forma multidisciplinar”, enfatiza Elineth Braga, coordenadora do Complexo Ambulatorial da Santa Casa.
Outra unidade que também desempenha um papel essencial na prevenção de doenças em pessoas em situações especiais; como bebês prematuros, pessoas com doenças crônicas, pacientes imunossuprimidos, idosos e gestantes, é o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da FSCMPA.
"O Crie é essencial para garantir que pessoas em situações especiais, tanto da rede pública quanto da rede privada, recebam a devida proteção contra doenças infecciosas. Sua atuação reduz a morbidade e mortalidade nesses grupos, contribuindo para uma sociedade mais saudável e segura como um todo, principalmente o público de recém-nascidos prematuros que é o nosso maior foco de proteção, visto que somos a maior maternidade no norte do país", afirma a enfermeira Diana Lobato, responsável técnica pelo Centro de Referência.
05 de agosto - Dia Nacional da Saúde - Criada em 1967, a data busca despertar o interesse da população brasileira para elementos relacionados à saúde, como a educação sanitária, visando a prevenção de doenças e também voltados à qualidade de vida no dia a dia da população. Esse dia foi escolhido em homenagem a um dos mais importantes cientistas brasileiros, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi um dos responsáveis pelo combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil e também o fundador em 1900 do Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.