Policlínica de Breves vai garantir assistência à saúde para a Região do Marajó
Unidade vai realizar atendimentos médicos básicos e especializados, ampliando e fortalecendo atenção à saúde no arquipélago
Para fortalecer o acesso à saúde na região do Marajó, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), está construindo uma Policlínica para aumentar a qualidade de vida da população com atendimentos especializados sem que precise se deslocar para outros municípios em busca de procedimentos médicos. Um investimento de mais de R$ 26 milhões, do Tesouro Estadual, os serviços em execução se concentram nas fundações, e estão dentro do cronograma previsto.
A unidade terá aproximadamente dois mil metros quadrados e será dividida em vários ambientes, sendo o primeiro para ambulatório, recepção, farmácia e nove consultórios, o segundo para exames e diagnósticos e outro para o setor administrativo e apoio técnico-logístico. As especialidades ofertadas serão de ginecologia, otorrino e oftalmologia. Além de exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raio-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética, endoscopia.
Ao mesmo tempo, o local contará com o Núcleo Descentralizado de Atenção e Tratamento ao Espectro Autista (NATEA), para atender pessoas que tenham diagnóstico fechado ou em investigação para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Haverá a oferta de serviços de atendimento individual, terapia intensiva, consultório, fonoaudiologia e sala multiuso.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no censo de 2022, a população do arquipélago do Marajó possui mais de 593 mil pessoas, sendo Breves, a maior cidade com um pouco mais de 106 mil habitantes.
O secretário de obras do Estado, Ruy Cabral, enfatiza que o acesso à saúde é um direito de todos, por isso o governo do Estado tem buscado fortalecer este segmento, cada vez mais.
“O voverno do Pará, através de diversas secretarias e especialmente pela de Obras Públicas têm buscado construir e proporcionar para a população paraense espaços modernos, seguros e funcionais para o pleno atendimento médico, bem como levar para todos os municípios possíveis estes serviços, evitando o deslocamento, tempo e distância que são cruciais em casos mais emergenciais. Portanto, esta unidade será mais um espaço para o bem-estar e cuidado dos paraenses que, em breve, iremos entregar”, disse o gestor.