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Hospital Metropolitano promove treinamento para aprimorar atendimento humanizado

A ação busca reforçar métodos de tratamento cada vez mais empáticos, acolhedores e resolutivos aos usuários

Por Alberto Dergan (HMUE)
02/08/2023 17h28

Para aprimorar ainda mais a qualidade do atendimento oferecido aos usuários, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, vem realizando o treinamento sobre atendimento humanizado para os colaboradores da unidade.

A iniciativa faz parte da agenda programada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e tem como objetivo capacitar os profissionais da unidade hospitalar para proporcionar um acolhimento mais sensível e empático aos usuários que buscam assistência.

"A humanização anda lado a lado com a missão do Hospital, que é salvar vidas. Para reforçar essas ações que garantem atendimento empático, digno e condizente com o que a gente prega criamos o treinamento direcionado a todos os colaboradores”, afirma a analista do NEP, Telma Mendes.

Acolhimento - O atendimento humanizado é uma abordagem que coloca o paciente no centro do cuidado, priorizando o respeito, a empatia e a compreensão de suas necessidades e angústias. “Através dessa prática, os profissionais conseguem estabelecer uma relação de confiança, oferecendo o suporte necessário durante o período de hospitalização”, comenta a psicóloga do HMUE, Luana Santos.

O treinamento contou com a participação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais da unidade, que é gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). 

Durante a experiência, os profissionais foram expostos a perguntas e respostas e puderam ampliar seus conhecimentos sobre atendimento humanizado. A iniciativa foi bem recebida pelos funcionários do hospital, que demonstraram entusiasmo. 

A técnica de enfermagem Cibele de Alfaia destacou a importância desse tipo de treinamento, voltado para o atendimento de todos. "Compreendo a importância de ouvir verdadeiramente os pacientes e de estar presente para suprir as necessidades apresentadas por eles. Isso faz toda a diferença na jornada do cuidado", comenta.

Referência no tratamento de média e alta complexidade em traumas e queimados para a Região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dispõe de 208 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.

Em 2022, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.