Materno Infantil de Barcarena promove encontro entre doadoras de leite materno
Ação integra programação em alusão à campanha que incentiva o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida
“Foi maravilhoso, uma experiência muito boa de poder ter uma troca sobre as nossas experiências na maternidade, vendo que cada uma tem a sua luta e barreiras a serem vencidas”, afirma Raylane Santos, uma das mães convidadas pelo Hospital Materno Infantil de Barcarena - Dra. Anna Turan (HMIB), na região do Baixo-Tocantins, para falar sobre amamentação, nesta segunda-feira (31).
A iniciativa de reunir doadoras do banco de leite da unidade com mães que recebem esse alimento para o bebê que está internado faz parte de uma série de programação em alusão à campanha "Agosto Dourado", que incentiva a amamentação exclusiva até os seis meses de vida.
Um dos desafios nessa experiência é acolher e ser acolhida, já que nem sempre a mãe consegue amamentar devido a inúmeros os fatores, por isso, ter uma rede de apoio é fundamental. Thalyta Pinheiro é nutricionista e uma das doadoras que participou do encontro.
“É sempre bom saber que não estamos sozinhas e que temos espaço de acolhimento à amamentação. Como profissional, sempre me emocionou falar sobre esse assunto. Hoje, vivendo a experiência, a emoção é maior ainda. Que esses encontros se repitam porque sempre há uma mãe precisando ouvir uma palavra de incentivo e receber um abraço”, acredita.
Juliena Nobre também é doadora. Ela diz se sentir honrada por ter participado desse momento especial. “Gostaria de parabenizar a equipe multidisciplinar do hospital pela iniciativa em nos acolher. Me senti respeitada, espero ter mais oportunidades como essa”, deseja a mãe, que saiu do evento com um certificado de doadora do banco de leite do HMIB.
Programação - As atividades do HMIB foram desenvolvidas em conjunto com o banco de leite e a equipe multiprofissional que atua no hospital, sempre visando o tema da campanha deste ano: “Pais que trabalham”.
O encontro entre as mães marcou a abertura oficial da campanha na unidade. “O objetivo principal foi mostrar pra elas que também podemos fazer parte das suas redes de apoio durante o período pós-parto”, diz Thamires Magno, nutricionista responsável pelo banco de leite do Materno Infantil.
Na quinta-feira (03) será realizada a segunda edição do curso da gestante. Durante o evento, serão feitas palestras com toda a equipe profissional da unidade (nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e psicóloga), além de apresentar para as gestantes toda a estrutura do hospital. O curso tem como proposta empoderar a mulher desde a gestação até o parto.
Segundo o diretor-executivo, Flávio Marconsini, é papel do hospital também promover ações sociais de compartilhamento de informação e cuidados preventivos. “O conhecimento ajuda na hora da gestação, do parto e da amamentação. Os desafios são inúmeros, a mulher se vê em um cenário atípico e toda a assistência é necessária. O hospital é sim uma rede importante de apoio e, sabendo do nosso papel e importância, investimentos e fazemos questão de contribuir”, pontua.
Campanha - A Lei nº 13.435/2.017 instituiu o mês de agosto como o Aleitamento Materno no Brasil. A partir de então, durante todo o mês são realizadas, em diversos locais do país, ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.
Assim, o mês de agosto passou a ser conhecido como "Agosto Dourado" (relacionado ao padrão ouro de qualidade conferido ao aleitamento materno) e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
A amamentação é um processo natural e essencial para o desenvolvimento saudável do recém-nascido e da criança. É um ato que envolve a alimentação e o vínculo entre mãe e filho e, durante séculos, foi a única fonte de nutrição para os bebês, o que desempenhou um papel fundamental na sobrevivência e no desenvolvimento infantil. Com o avanço da ciência, compreende-se cada vez mais os benefícios da amamentação, tanto para a saúde imediata do bebê, quanto para seu desenvolvimento a longo prazo.
Serviço: O Hospital mantém o atendimento 100% gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma unidade do Governo do Pará administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom HMIB