Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Obras de escolas entram na fase de conclusão no Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/04/2018 00h00

Obras de reforma e ampliação de 18 escolas na capital e no interior do Estado estão em fase de conclusão. Além das escolas, está sendo reformada a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nesta sexta-feira (6), a secretária Ana Claudia Hage, visitou a obra na Rodovia Augusto Montenegro, que inclui a construção de um edifício de quatro andares, um auditório com 400 lugares e um restaurante.

A obra da sede da Seduc faz parte, também, do  Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará, que a secretaria está executando, e que abriga cerca de 120 projetos de novas escolas, reformas e ampliações.

O projeto da sede inclui a construção de um edifício de quatro pavimentos, em uma área de 8.700 metros quadrados. A obra iniciou em outubro do ano passado e está orçada em aproximadamente R$ 30 milhões, oriundos do financiamento que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concedeu ao Governo do Estado, dentro do Pacto pela Educação. Atualmente 15% da obra está concluída.

A reforma contempla a readequação do edifício original e a inclusão de vários componentes arquitetônicos e construtivos, para adequa-lo as atuais necessidades da administração da secretaria. Inaugurado em 1985, o prédio ainda não havia passado por uma intervenção tão profunda como essa de agora. “Ela era necessária não só para dar conforto aos servidores, como também para dar suporte às demandas da administração de forma mais adequada”, disse a secretária Ana Claudia Hage.

A reforma é uma das 122 totalizadas que a secretaria está executando no Estado para revitalizar parte da rede escolar. Percorrendo a obra, a titular da Seduc ouviu explicações dos engenheiros sobre detalhes do projeto e do andamento da obra. O prédio do restaurante já está em fase de acabamento. Na quinta-feira (5) foi concretada a laje do mezanino do auditório. Nos próximos dias, será a vez do segundo piso do edifício anexo à antiga sede receber concreto.

Finalizadas

Entre essas 122 obras, além da sede, a Seduc executa, com recursos do financiamento do BID cerca 54 obras de reforma, ampliação de novas escolas. Até o final deste mês, serão entregues as seguintes escolas: Mário Carneiro de Miranda e Professora Donatila Santana Lopes (Belém); Jorge Lopes Raposo (Icoaraci); Gelmirez Melo e Silva, Rômulo Maiorana, E.E. Gregório Almeida Brito e Consuelo Coelho Souza (Ananindeua), Ana Pontes Francez (Tucuruí), Carim Melem, E.E. Francisco Nobre (Monte Alegre) e Manoel Sabino (Magalhães Barata) e Frei Constâncio (Almerim). Outras escolas em fase de conclusão são: Apolônia Pinheiro dos Santos (Capanema), São Pedro e Celso Malcher  (Belém), Retiro Grande (Cachoeira do Arari) e Inocêncio Soares (Primavera).

Nessa fase de finalização serão beneficiados uma média 52.652 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Ainda estão em licitação mais 18 projetos. As obras executadas exclusivamente com recursos do Tesouro do Estado, em contrapartida ao empréstimo do internacional, estão em diversas fases (obra, elaboração de edital e processo licitatório), além de mais de 60 projetos que beneficiam estudantes também de outros 14 municípios: Viseu, Acará, Baião, Castanhal, Cametá, Ipixuna do Pará,  São Caetano de Odivelas, Vigia, Terra Alta, Muaná, Santa Luzia do Pará, Cachoeira do Piriá, Marapanim, Floresta do Araguaia e  Santana do Araguaia.